Brasileirinho - PrincipalBoletim de hoje * Mande Notícias!

 

Agência de Notícias Brasileirinho

Boletim de 13/9/08

DUPLAS VOCAIS CANTAM NOEL ROSA
Na seleção, sucessos como "Pierrô Apaixonado" e "Adeus"

Entraram no ar nesta sexta, 13 de setembro, na Rádio Brasileirinho - Noel Rosa compositor, as 12 músicas de Noel que foram lançadas por duplas vocais. Não entraram no lote as gravações em dueto do próprio Noel (20 músicas do total de 43 que ele gravou, material já disponível na Rádio Brasileirinho - Noel Rosa cantor) nem as de Francisco Alves (que gravou em dueto 12 das 27 músicas de Noel que lançou; este material será disponibilizado na Rádio futuramente).

Esta seleção de músicas gravadas entre 1931 e 1936 inclui alguns clássicos da música popular brasileira, como "Pierrô Apaixonado" (Noel Rosa - Heitor dos Prazeres), sucesso de Joel e Gaúcho no carnaval de 1936, e "Adeus" (Noel Rosa - Ismael Silva - Francisco Alves), gravado por Jonjoca e Castro Barbosa em 1932. Apresenta também algumas das músicas menos conhecidas da obra de Noel, casos de "Não Há Castigo", uma das duas parcerias de Noel com Donga, samba cantado por Helena e João Barreto, e a única rumba do compositor, a "Rumba da Meia-Noite" (parceria com Henrique Vogeler), gravada por Dina Marques e Nenéo das Neves.

Uma curiosidade: o lote inclui a segunda gravação do samba "Você Foi o Meu Azar" (Noel Rosa - Artur Costa). Noel não aprovou a gravação original, em que fez dueto com Artur (fonograma disponível na Rádio Brasileirinho - Noel Rosa cantor). Na regravação, manteve-se o mesmo arranjo, mas Noel foi substituído por Nenéo das Neves. Foi esta a versão lançada em 1932. A outra só chegou ao público em 1997, num pacote de fitas cassete da Collector's que assinalou os 60 anos da morte de Noel.

Além das duplas citadas, integram a seleção gravações com Aurora Miranda & João Petra de Barros, João Petra de Barros & Luís Barbosa, Olga Jacobino & Lamartine Babo e Orlando Silva & Gaúcho. A carreira desta dupla se resume a este registro de "Menina dos Meus Olhos" (Lamartine Babo - Noel Rosa) para o carnaval de 1936. Orlando Silva, que a princípio participaria da gravação cantando no coro, foi escolhido pelo diretor da Victor, Mr. Evans, para fazer o dueto com Gaúcho porque o parceiro deste, Joel, demorava a chegar ao estúdio. Orlando ainda não era o superastro que se tornaria apenas um ano depois, mas já tinha interpretações memoráveis (algumas delas, como "Dama do Cabaré", já disponíveis na página da Rádio). Pelo visto, não memoráveis o suficiente para a gravadora deixar de chamá-lo para fazer coro para outros artistas - é possível distinguir sua voz, por exemplo, no coro da gravação original de "Palpite Infeliz" por Aracy de Almeida.

O próximo lote será dedicado às músicas de Noel Rosa lançadas por Mário Reis.

(Fabio Gomes/ Agência de Notícias Brasileirinho)

Copyright © 2008. É proibida a reprodução total ou parcial
do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais