Brasileirinho - PrincipalBoletim de hoje * Mande Notícias!

 

Agência de Notícias Brasileirinho

Boletim de 12/01/09

AVISO

Optamos em julho de 2009 pela retirada do ar da página com os áudios de Carmen Miranda, pelos seguintes motivos:

  • o espaço em HD virtual que eles ocupariam, levando em consideração que desde junho passamos a hospedar os áudios em servidores próprios ou cedidos. Os serviços gratuitos de hospedagem que testamos não se mostraram dignos de nossa confiança;

  • a pouca repercussão que a disponibilização no Brasileirinho do acervo de Carmen gerou, comparando com o acervo de Noel Rosa e as gravações dos artistas independentes de todo o país, na Rádio Brasileirinho.

    Fabio Gomes

  • RÁDIO BRASILEIRINHO ANUNCIA
    NOVIDADES PARA SUA PROGRAMAÇÃO 2009
    Destaques são o centenário de Carmen
    Miranda e a divulgação de novos artistas

    Ampliar e qualificar as páginas de Rádio do site Brasileirinho é nossa prioridade absoluta para 2009. E não só porque, em sua criação, há 7 anos, o site estava ligado à idéia de um programa de rádio (que acabou não indo ao ar). Muito disso se deve à ampla e contínua repercussão da divulgação que vimos fazendo da obra de Noel Rosa como cantor, compositor e instrumentista, através das gravações originais que já se encontram em domínio público. Numa enquete que realizamos ao longo da segunda quinzena de dezembro, a inclusão de músicas de outros autores e intérpretes, gravadas até 1938, teve a aprovação da maioria dos votantes - 85%. Diga-se a bem da verdade que votaram, no total, apenas 17 internautas, mas consideramos que se manifestou quem quis; se se nossos outros 10.400 leitores não votaram era porque a idéia, se não os animava tanto a ponto de votarem "sim", do mesmo modo não os desagrava tanto que se vissem compelidos a votar "não".

    Em 2009, a Rádio Brasileirinho passa a investir em duas linhas de programação: a disponibilização de gravações que pertençam ao domínio público e a divulgação de novos valores da música brasileira. Para nós, ambas são igualmente importantes. Colocar em circulação o que se compôs e gravou até o final do ano de 1938, contribui para que o país conheça e valorize a riqueza cultural da expressão artística que mais nos traduz (ou até deplore essa riqueza, mas com conhecimento de causa). Já divulgar via internet a produção musical contemporânea brasileira permite, aos artistas, que sejam conhecidos fora de seu estado, até em outros países; a nosso público, enseja o contato com obras que de outra maneira (via rádios e TVs comerciais, por exemplo) jamais chegariam a seu conhecimento.

    Escolhemos abrir a programação 2009 de fonogramas em domínio público na Rádio Brasileirinho homenageando o centenário da cantora Carmen Miranda, a ser comemorado no próximo dia 9 de fevereiro. A primeira página publicada reúne quase metade de seus discos para a Victor: das 146 músicas que gravou para o selo, publicamos 72. Nas semanas seguintes, a cada segunda-feira entra no ar mais um lote de gravações de Carmen feitas para a Odeon, até se completar, no dia do centenário, as 102 músicas que ela lançou naquele selo até 1938 (temos todo o acervo Odeon de Carmen; porém, os discos gravados em 1939 só passam ao domínio público em 2010). Outra novidade é que publicamos uma página com a relação dos discos Brunswick e Victor que nos faltam, convidando os leitores que possuam essas gravações em formato digital a enviá-las para nós, a fim de que possamos ter em breve no site a obra fonográfica completa de Carmen Miranda (ao menos a obra brasileira, já que a lei nos Estados Unidos fixa um prazo diferente de proteção às gravações feitas naquele país).

    Já a nova programação de músicas novas da Rádio Brasileirinho deve surpreender até quem já era ouvinte assíduo. A quantidade de músicas aumentou; a qualidade segue a mesma; mas, principalmente, para um site jornalístico sobre música, é uma satisfação colocar ao alcance de seu ouvido gravações recentíssimas. Não dizemos isso apenas porque boa parte dos áudios inseridos é de 2008, e sim devido a casos como o do grupo Fusion, de Pernambuco, que nos mandou "Afoxé", faixa que entrará no seu próximo CD, Resistência, apenas dois dias depois de gravá-la. Outro exemplo é o da cantora paraense Juliana Sinimbú que, convidada no dia 19 de dezembro a nos mandar um MP3, gravou a canção "Bem Musical" (Renato Torres - Maurício Panzera) no dia 21, especialmente para a Rádio.

    Saiba mais:

    (Fabio Gomes/ Agência de Notícias Brasileirinho)

    Copyright © 2008. É proibida a reprodução total ou parcial
    do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais