Brasileirinho - Agencia de Noticias Brasileirinho

Boletim de hoje

Mande Notícias!

 

Agência de Notícias Brasileirinho

Boletim de 24/3/08

CICLO DE FILMES EM PORTO ALEGRE
DENUNCIA ABUSO DE MENORES

Uma questão polêmica e de grande ressonância moral, o abuso de crianças e adolescentes tem sido um tema freqüentemente abordado pelo cinema nos últimos anos. De Stanley Kubrick em Lolita (1962) a Pedro Almodóvar em Volver (2006), realizadores importantes e de diferentes países já se debruçaram sobre o assunto, que cada vez mais tem ganhado as páginas dos jornais, especialmente no Brasil. Seja no âmbito familiar, na Igreja ou na rede de exploração sexual infantil, a violência contra menores é uma triste realidade a assombrar a sociedade contemporânea.

A Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com o Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre, realiza uma mostra na Sala de Cinema P. F. Gastal (3º andar da Usina do Gasômetro - Av. Presidente João Goulart, 551 - fone: 51-3289-8137) reunindo sete títulos sobre o tema, que serão apresentados e debatidos ao longo de duas semanas. Além do valor estético dos filmes escolhidos, muitos deles pouco conhecidos pelo grande público, a presente programação contribui para trazer à discussão um drama sofrido silenciosamente por milhares de famílias e cujos efeitos traumáticos sobre suas vítimas costumam ser indeléveis. Ingressos a R$ 6,00, exceto na sessão das 19h de 25/3.

No dia da abertura do ciclo, terça, 25 de março, o destaque é a exibição, às 19h, de Anjos do Sol, de Rudi Lagemann (Brasil, drama, 2006, 92 minutos, 14 anos). Inspirado em diversos artigos publicados na imprensa, o filme fala sobre o mundo da exploração sexual infantil no Brasil por meio da história de Maria (Fernanda Carvalho), uma menina de 12 anos vendida pelos pais. Ela cruza o Brasil numa longa jornada, forçada a se prostituir para sobreviver. Prêmio de melhor filme, melhor ator (Antônio Calloni), melhor ator coadjuvante (Otávio Augusto) e melhor atriz coadjuvante (Mary Sheila) no Festival de Gramado em 2006. Ainda no elenco, Chico Diaz, Darlene Glória, Vera Holtz e Bianca Comparato. Após a exibição, debate com o diretor Rudi Lagemann e a promotora Veleda Dobke, autora do livro ABUSO SEXUAL: A inquirição das crianças, uma abordagem interdisciplinar; a conversa será mediada pelo crítico de cinema Marcus Mello, editor da revista Teorema.

Programação

Março

25 – terça-feira: 15h – Zona de Conflito; 17h – Festa de Família; 19h – Anjos do Sol *– debate com Rudi Lagemann e Veleda Dobke, mediador Marcus Mello.

26 – quarta-feira: 15h – Canto de Cicatriz e Anjos do Sol; 17h – Zona de Conflito; 19h – Festa de Família

27 – quinta-feira: 15h – Festa de Família; 17h – Mistérios da Carne; 19h – Canto de Cicatriz – debate com Lais Chaffe, Celso Gutfreind, Margot Aguzzoli e Suzana Braun.

28 – sexta-feira: 15h – Zona de Conflito; 17h – Festa de Família; 19h – Lolita

29 – sábado: 15h – Mistérios da Carne; 17h – Canto de Cicatriz e Anjos do Sol

30 – domingo: 15h – Zona de Conflito; 17h – Lolita – debate com Eduardo Wolf, Cláudia Miranda e Marcus Mello.

Abril

01 – terça-feira: 15h – Festa de Família; 17h – O Lenhador; 19h – Mistérios da Carne – debate com Viviane de Freitas Souto e Luis Augusto Roncato Silva, mediador Marcus Mello.

02 – quarta-feira: 15h – O Lenhador; 17h – Festa de Família; 19h – Canto de Cicatriz e Zona de Conflito

03 – quinta-feira: 15h – Canto de Cicatriz e Anjos do Sol; 17h – Mistérios da Carne; 19h – O Lenhador

04 – sexta-feira: 15h – Canto de Cicatriz e O Lenhador; 17h – Anjos do Sol; 19h – Lolita

05 – sábado: 15h – Festa de Família; 17h – Mistérios da Carne; 19h – Canto de Cicatriz e O Lenhador

06 – domingo: 15h – Anjos do Sol; 17h – Zona de Conflito; 19h – Canto de Cicatriz e Festa de Família

Saiba mais no site da Prefeitura de Porto Alegre:
Leia as sinopses dos filmes
Conheça os debatedores

(Agência de Notícias Brasileirinho)

Copyright © 2008. É proibida a reprodução total ou parcial
do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais