Brasileirinho - PrincipalMande Notícias!

Agência de Notícias Brasileirinho

Boletim de 29/01/09

CANTORA PARAENSE ÂNGELA CARLOS
PREPARA SEGUNDO CD
Vilarejo Íntimo terá participação do mestre
da bossa nova Roberto Menescal

A cantora Ângela Carlos colocou voz nas músicas de seu segundo CD, Vilarejo Íntimo, no sábado passado, dia 24 de janeiro, em Belém (PA). No repertório do CD, predominam clássicos da música popular brasileira, entre os quais "A Vizinha do Lado" (Dorival Caymmi), "Alguém me Avisou" (Dona Ivone Lara) e "Fita Amarela" (Noel Rosa). Já confirmaram participação especial no disco o cantor Celso Viáfora, a Velha Guarda da Mangueira e o mestre da bossa nova, Roberto Menescal.

Roberto Menescal toca guitarra e violão em "Vai de Vez" (parceria sua com Lula Freire), enquanto Viáfora divide com Ângela o vocal de "Daqui" (Celso Viáfora - Zé Edu). Já a Velha Guarda da Mangueira dará o aval carioca a um samba do Pará, justamente a música que dá nome ao disco: "Vilarejo Íntimo" é uma parceria de Ângela com o jovem cantor e compositor paraense Arthur Espíndola, radicado no Rio de Janeiro. A participação da Velha Guarda será gravada no começo de março; Ângela viaja para a Cidade Maravilhosa especialmente para este registro.

Vilarejo Íntimo já tem definidos dia e local de pré-lançamento: 8 de março de 2009, no Shopping Iguatemi Belém, num evento para convidados. Além de ser o Dia Internacional da Mulher, a data assinala os 10 anos de carreira de Ângela Carlos, iniciada com o show Sonho de Bossa, uma homenagem a Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Outro importante show também era um tributo: em Elis Zet (2003), cantava músicas dos repertórios de Elis Regina e Elizeth Cardoso.

O CD tem produção executiva de Francy Oliveira (Pérola Produções), arranjos e produção musical do maestro Tynnoco Costa e Ângela Carlos, fotos e arte gráfica de Bob Menezes e divulgação de Fabio Gomes (Assessoria de Imprensa Brasileirinho). A chegada do disco às lojas está prevista para a primeira quinzena de abril.

O primeiro CD de Ângela, Na Cabeça das Pessoas, lançado em 2006, chamou a atenção da crítica especializada brasileira: o jornalista Nelson Motta, hoje comentarista do Jornal da Globo, deixou-o como destaque em seu site Sintonia Fina por oito meses. Na Cabeça das Pessoas foi escolhido o segundo melhor disco de MPB no Prêmio London Burning de Música Independente 2007/08, além de render a Ângela o prêmio de Cantora Revelação do Pará 2006. O CD segue à venda em Belém na loja Ná Figueiredo (Av. Gentil Bittencourt, 449, Batista Campos), a R$ 20. Três faixas do CD - "Trocando de Pele" (Ângela Carlos - Gizelle Griz), "Na Cabeça das Pessoas" (Almino Henrique) e "Esquinas" (Djavan) - podem ser baixadas legalmente do site da artista: http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/angelacarlos

Nos planos de Ângela para 2009, estão a gravação de seu primeiro DVD, também intitulado Vilarejo Íntimo, e de seu primeiro videoclip - em que, dirigida pela premiada cineasta paraense Priscilla Brasil, cantará "Me Deixa em Paz" (Monsueto - Airton Amorim).

Shows - Enquanto aguarda a concretização destes projetos, a cantora segue sua agenda de shows em Belém. Nesta semana de Fórum Social Mundial 2009, Ângela Carlos faz três apresentações: dia 29, canta no Baiacool Jazz; dia 30, apresenta-se no Memorial dos Povos; e no dia 31, encerra sua temporada nos sábados de janeiro na Assembleia Paraense. Em todos os shows, o repertório predominante é de sambas e bossa nova.

O show de sexta, dia 30, às 21h, integra a programação cultural do Fórum Social Mundial. No Memorial dos Povos, Ângela, acompanhada por Wilson Veloso (violão), Príamo Brandão (baixo acústico) e Edvaldo Cavalcante (bateria), canta grandes clássicos da música popular brasileira, como "Não Deixe o Samba Morrer" (Edson - Aloísio), "As Rosas não Falam" e "O Mundo é um Moinho" (ambas de Cartola), "Chega de Saudade" (Tom Jobim - Vinicius de Moraes), "Influência do Jazz" (Carlos Lyra), "Trem das Onze" (Adoniram Barbosa) e "Conversa de Botequim" (Noel Rosa - Vadico). No encerramento, uma homenagem a Carmen Miranda, cujo centenário se comemora em 2009: Ângela interpreta a marcha "Balancê" (João de Barro - Alberto Ribeiro), gravada pela Pequena Notável em 1936 e que voltou a ser sucesso em 1979 na voz de Gal Costa.

Na quinta, dia 29, Ângela canta com o Minni Paulo Trio no Baiacool Jazz (Av. Almirante Tamandaré, 1, entre a Rua do Arsenal e a Rua de Breves, Cidade Velha), a partir das 22h30, com couvert a R$ 5,00. Já no sábado, dia 31, faz apresentação para os sócios do Clube Assembleia Paraense, a partir das 14h30, acompanhada por Wilson Veloso (violão) e Marcos Craveiro (percussão).

Saiba mais:

(Agência de Notícias Brasileirinho)

Copyright © 2008. É proibida a reprodução total ou parcial
do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais