Misture e Mande

Arquivo

Mistura e Manda

Nº 7 - 21/7/2003

Novidades no Brasileirinho

Nesta semana, colocamos no ar o 4º capítulo do artigo Roberto Carlos e a Religião, comemorando os mais de mil acessos (até 19 de julho, eram 1.047) que o texto já registrou desde que o Brasileirinho estreou, em 17 de outubro de 2002. A segunda parte analisa o conteúdo das letras das músicas religiosas de Roberto, com tabelas localizando essas músicas em sua discografia e os termos mais freqüentes nessas canções. A Tabela 1 demonstra que o tema “religião” tem uma média de representatividade de 15,33% ao longo de toda a carreira de RC – ou seja, praticamente uma música em cada seis! Complementando o texto, a bibliografia consultada para o trabalho e links para páginas sobre o Rei na internet.

(Fabio Gomes)

***

Ainda o bigode do Chico

Eu já havia pensado nessa questão do Chico de bigode como representativo de um período, e sou fã dessas associações e teorias, tenham elas fundamento ou não (nesse caso, tem). Falta à imprensa essa visão sob outros prismas (a exemplo do antigo Canal 100, que mostrava mais a torcida que o jogo, e o fazia muito bem), inclusive esses do inusitado e do visual que estão aí à nossa frente sem que nos demos conta.

Nessa semana lembrei da tese do Fabio sobre o Chico de bigode, pois como tenho ido muito a sebos de LPs, descobri duas coisas: está muito barato adquirir LPs do Chico em bom estado, quase todos da fase 1973-1984. Segundo: 90% das coletâneas do Chico mostram ele de bigode. Realmente, acho que o bigode do Chico é uma espécie de "aval de qualidade", e deve ter atraído tanto os ouvintes quanto os famosos olhos cor de ardósia...

(Marcello Campos)

***

Brasileirinho citado no jornal Fala Brasil

A edição nº 81 do jornal Fala Brasil traz uma matéria sobre Mídias Segmentadas e Independentes, destacando o jornal e site O Dilúvio, editado por Tiago Jucá, que já comentamos aqui (Mistura e Manda nº 4) e os sites parceiros da cultura CapitalGaucha.com.br e o Brasileirinho.

Editado mensalmente por Rosane Scherer, o Fala Brasil já tem nove anos dedicados à divulgação da cena cultural de Porto Alegre, sendo distribuído gratuitamente nos espaços culturais, bares, restaurantes, lojas e repartições públicas da capital gaúcha. No próximo dia 7 de agosto, o Fala Brasil promove a Mostra do DVD – Movimento Fala Brasil/O Encontro das Artes, um evento que tem o apoio do Brasileirinho. Será na Cia. de Arte (Rua dos Andradas, 1780, Centro), às 19h.

(F. G.)

***

Misturou e Mandou

Me diz uma coisa... Quando que aqui no Sul vamos ter João Bosco, Milton (Nascimento) ou até Borghettinho a 6 reais??

(Fernanda Gomes, Porto Alegre, invejando o II Festival de Inverno do Rio de Janeiro)

Copyright © 2003. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais