Brasileirinho - 
PrincipalMisture e Mande

Arquivo

Mistura e Manda

Nº 104 - 6/6/2005

CAMPEÕES DA SEMANA
Mais lidos entre 29/5 e 4/6

1) Roberto Carlos e a Religião - 268
2) Mistura e Manda nº 3 - 245
3) Samba: Origens, Transformações e Indústria Cultural (1916-40) - 238
4) O Trabalho na Música Popular Brasileira - 176
5) Bachianas Brasileiras - 124

MAIS LIDOS DE MAIO

1) Roberto Carlos e a Religião - 1483
2) O Trabalho na Música Popular Brasileira - 790
3) Bachianas Brasileiras - 628
4) Artigos - 551
5) Carnaval e Comunicação no Morro da Mangueira - 493
6) Arquivo Mistura - 483
7) Dicas - 440
8) Festas de Arromba do Samba - 436
9) Samba: Origens, Transformações e Indústria Cultural (1916-40) - 410
10) Palco - 397

Obs: em número de acessos
Novidades no Brasileirinho

Entrou no ar no domingo, 5, o artigo Viva São João!, sobre o repertório junino de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga.
(Fabio Gomes)
***
2 anos de Mistura e Manda!


Na quinta, 9, faz dois anos que entrou no ar o Mistura e Manda, o jornal eletrônico do Brasileirinho. A festa começa já na véspera, através de nosso apoio a dois shows: Brasileirinho, da Cia. Sandrinha Sargentelli (São Paulo), e Noves Fora, da Camerata Brasileira (Porto Alegre)(ver detalhes nas Dicas). Por uma feliz coincidência, os espetáculos já eram em si comemorativos: a Camerata, estreando nova formação, completa 3 anos, e no dia 8 é o aniversário de Sandrinha Sargentelli. Então, parabéns a todos nós!

O Mistura tem hoje média de 10 acessos diários. A semana recordista de visitas foi entre 22 e 28/5/2005, quando estava no ar o Mistura nº 102 (137 acessos). As edições anteriores, mantidas no Arquivo Mistura, foram acessadas 40.169 vezes de junho de 2003 a maio de 2005. O modelo de arquivo, que já era usado nas Dicas, foi estendido a partir de janeiro deste ano ao Palco.

Conforme relatamos no Mistura especial do 1º aniversário, temos como patrono Nelson Alves, autor do choro que dá nome a nosso informativo, e como musa a cantora Letícia Oliveira - foi a partir de uma nota sobre uma música de Letícia, publicada na área de Artigos durante poucos dias, que verificamos a necessidade de um jornal eletrônico. Para termos um padroeiro, falta só o Vaticano concluir o processo de canonização de José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil, falecido em 1597 no dia 9 de junho e beatificado pelo papa João Paulo II em 1980. Em sua tarefa de catequese dos povos indígenas, Anchieta foi o pioneiro na introdução da música aos moldes europeus e do teatro no Brasil.
(F. G.)
***
Cauby no show Brasileirinho

Famosos tem nos prestigiado, na última quarta (1/6), tivemos Cauby Peixoto cantando "Conceição" em meio ao samba !!!

(Sandrinha Sargentelli)
***

Cumprimentos

Agradecemos os parabéns pelo aniversário que recebemos durante a semana da poetisa Tatiana Monteiro Costa e da jornalista Cristiane Molina, que produziu no ano passado o programa Samba da Minha Terra (que se Deus quiser deve retornar em breve com força total!).

(F. G.)

***

Léia dos Santos inicia terceiro mandato na UESP

Edleia dos Santos, mais conhecida como Léia, assume pela terceira vez consecutiva a presidência da UESP (União das Escolas de Samba Paulistanas) nesta segunda, 6. Em 11 de maio, ela recebeu 33 votos contra 16 do segundo colocado, do total de 51 escolas que compareceram ao pleito. Compõem sua diretoria: Edvaldo Antonio de Aguiar (vice-presidente), Osmar Augusto de Oliveira (diretor financeiro) e João Carlos de Oliveira (diretor-secretário).

O atual mandato de Léia vai até 2009. A tendência é que ela mantenha sua linha de atuação dos mandatos anteriores, realizando ações que trouxeram benefícios aos blocos carnavalescos, às escolas de samba e ao carnaval paulistano. Uma delas é o Carnaval Social, realizado desde 1997 e que convoca o folião a doar alimentos em plena festa de Momo.

(F. G.)

***

Os muitos nomes de Rubens Leal Brito (2)


Oi Fábio,
Parabéns pelo informativo!
Que coisa engraçada essa profusão de nomes.
Isso complica bastante quando a gente quer fazer o levantamento da obra do compositor.
Vou indicar o seu site para quem quiser informações sobre o múltiplo Rubens Leal Brito!
Um abraço.

(Anna Paes, pesquisadora)

Copyright © 2005. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais.