Brasileirinho - PrincipalMisture e Mande

Arquivo

Mistura e Manda

Nº 108 - 4/7/2005

CAMPEÕES DA SEMANA
Mais lidos entre 26/6 e 2/7

1) Roberto Carlos e a Religião - 311
2) Viva São João! - 198
3) Mistura e Manda nº 3 - 171
4) O Trabalho na Música Popular Brasileira - 166
5) Samba: Origens, Transformações e Indústria Cultural (1916-40) - 144

MAIS LIDOS DE JUNHO


1) Viva São João! - 1803
2) Mistura e Manda nº 3 - 1596
3) Roberto Carlos e a Religião - 1280
4) Samba: Origens, Transformações e Indústria Cultural (1916-40) - 886
5) O Trabalho na Música Popular Brasileira - 882
6) Artigos - 607
7) Bachianas Brasileiras - 600
8) Carnaval e Comunicação no Morro da Mangueira - 473
9) Festas de Arromba do Samba - 454
10) Dicas de 23/06/2003 - 447

Obs: em número de acessos
Fórum de Música: semana decisiva

Depois da concentração do domingo, 3, no Brique da Redenção (Porto Alegre), os músicos gaúchos seguem na mobilização que culmina no Acorde Nacional no dia 10.

Na terça, 5, o coordenador do processo de implantação das Câmaras Setoriais da Funarte/MinC, Vítor Ortiz, estará no Santander Cultural às 19h, realizando debate aberto sobre o papel das Câmaras Setoriais como um novo instrumento para o desenvolvimento das artes brasileiras (música, teatro, dança, artes visuais e circo).

Já no domingo, 10, ato-show a partir das 16h no Salão de Atos da UFRGS reunirá Adriana Deffenti, Airton Pimentel, Arthur de Faria, Bleque, Camerata Brasileira, Cláudio Levitan, Dúnia Elias, Gélson Oliveira, Izabel L'Aryan, Leandro Maia, Leonardo Ribeiro, Marcelo Delacroix, Nélson Coelho de Castro, Otávio Segala, Pata de Elefante, Rádio Esmeralda, Richard Serraria e muitos outros. O acorde nacional será tocado às 17h, com a participação simultânea de músicos de 10 Estados brasileiros.

(Fabio Gomes)
***
Karine Cunha lança CD Fluida

A cantora-compositora Karine Cunha lançou seu primeiro CD solo, Fluida, de uma forma pouco comum. Ela realizou 3 shows no espaço de 5 dias em diversos locais em Porto Alegre (quinta, 23 de junho, no Dado Tambor; sábado, 25, Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo; e segunda, 27, Mercado Público). O circuito, que iniciara com o pré-lançamento no Festival de Inverno Ceart/UDESC (Florianópolis), dia 13, encerrou na terça, 28, com coquetel na Livraria Cultura (Porto Alegre), no qual estreou o videoclipe de "Pedalload". Não é toda hora que um CD independente é lançado assim.

Menos comum ainda é a qualidade do trabalho de Karine. As 12 faixas são excelentes. Na compositora, louvo as melodias bem construídas, ritmos variados e letras sempre no clima da música e com sacadas ótimas; na cantora, a voz com timbre agradabilíssimo e sempre bem colocada. O CD permite apreciarmos também o lado instrumentista de Karine - além do violão base em boa parte do disco, é dela o cavaquinho em "Amado (Nham, nham)" e o maravilhoso violão em "Expresso" - faixa que ainda conta com o fantástico "contracanto" de sopro feito por Jorginho do Trumpete.

(F.G.)
***
Carnaval Samba Belô 2006

As agremiações carnavalescas que se inscreveram até a terça, 28, e que vão desfilar no Carnaval da capital mineira em 2006 são:

Os Blocos Caricatos são criação belo-horizontina: rapazes e moças que desfilam em cima de caminhões, com os rostos totalmente pintados, bateria, mas sem samba-enredo. A variação de ritmos é muito interessante.

(Mestre Affonso)

***

Músicas para São Pedro (2)

Voltamos ao assunto, pois faltou uma música da maior importância em homenagem ao pescador da Galiléia que se tornou o primeiro papa. Falamos de "Viva São Pedro" (Jorge Ben), última faixa do LP de estréia de Jorge na Som Livre, A Banda do Zé Pretinho (1978):

"Dia 29 de junho/ É dia de São Pedro/ Salve,salve São Pedro/ Pescador da Galiléia/ Salve, salve São Pedro/ Amigo de Thiago e João/ Salve, salve São Pedro/ O porteiro do céu// Lá lá lá lá lá lá/ Viva São Pedro.// Vou soltar um belo balão/ Eu vou/ Nas cores vermelho, azul e rosa/ Vou fazer uma fogueira bem quente/ Pois eu sei que na minha festa vai ter gente/ Vai ter arrasta-pé/ Pé-de-moleque/ Caldo verde/ Quentão/ Canjica/ Batata doce/ Sardinha na brasa/ Pipoca / Fogos / E muita animação/ Em homenagem a São Pedro/ O santo dos pescadores/ O padroeiro.// Lá lá lá lá lá lá/ Viva São Pedro."

(F. G.)

***

Reciclagem musical (7): Ainda os Paralamas

No Mistura e Manda 74 comentamos que o acorde que rompia a placidez do solo de violoncelo na música "Impressão" (Bi Ribeiro - João Barone - Herbert Vianna), no LP Bora Bora (1989), era a base de um dos temas de "Caleidoscópio" (Herbert Vianna), na coletânea Arquivo (1990). Em outro Mistura, o 84, informamos que o referido acorde foi depois incorporado na introdução de "O Rio Severino" (Herbert Vianna), no experimental LP Severino (1994).

O que ainda não havíamos dito é que, antes de constar neste disco, "O Rio Severino" figurou num projeto mais experimental ainda - o primeiro LP solo de Herbert, Ê Batumaré (1992). Era um trabalho "autoral", pois Herbert tocou todos os instrumentos e compôs sozinho quase todas as músicas. Por sinal, uma das poucas faixas não-inéditas é uma regravação de... "Impressão". O famoso acorde está lá, já na abertura da faixa e retornando na parte instrumental que habitualmente seria o solo (que não ficou caracterizado porque não há uma segunda parte cantada). Nas duas músicas, o acorde contém um pouco mais de dissonância, combinando efeitos com palmas.

A gravação de "O Rio Severino" em Severino apresenta ainda modificações na letra em relação à versão de Ê Batumaré.

(F. G.)

Copyright © 2005. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais.