Brasileirinho - PrincipalMisture e Mande

Arquivo

Mistura e Manda

Nº 111 - 25/7/2005

CAMPEÕES DA SEMANA
Mais lidos entre 17 e 22/7


1) Roberto Carlos e a Religião - 213
2) O Trabalho na Música Popular Brasileira - 102
3) Bachianas Brasileiras e
Samba e Indústria Cultural (1916-40) - 85
5) Festas de Arromba do Samba - 79

Obs: em número de acessos
Família Portelense

Áurea Maria, Cabelinho, Casemiro da Cuíca, Casquinha, David do Pandeiro, Edir, Jair do Cavaquinho, Mirim, Zilmar, Monarco, Poli, as tias Doca, Eunice e Surica e outras pessoas maravilhosas que ajudaram a construir a história da Portela serão as estrelas do álbum Família Portelense: Imagens e Histórias. O livro, um projeto do Centro Comunitário de Capacitação Profissional Paulo da Portela, tem a coordenação do psicólogo Nilton Junior.
(Fabio Gomes)
***

Xangô e Nelson Sargento em livro


Dois livros ligados a históricos mangueirenses - Xangô da Mangueira e Nelson Sargento - estarão na praça em breve. O show de lançamento de Recordações de um Velho Batuqueiro, sobre a vida e obra de Xangô, acontece no Centro Cultural Carioca, na terça, 26 (veja detalhes nas Dicas).

"O plágio mostra a grandeza do original" é uma das 300 máximas contidas no livro Pensamentos, de Nelson Sargento, cujo lançamento é cercado de grande luxo - será acompanhado de show de Nelson no Traço de União (São Paulo), em 5 de agosto, onde também estarão expostos quadros... de Nelson. Uma legítima festa de arromba para marcar os 81 anos do autor de "Agoniza, mas não Morre"!
(F.G.)

***

Peça baiana retrata Tropicália

Na semana que passou, completaram-se 36 anos do "Show de Despedida" que Caetano Veloso e Gilberto Gil fizeram no Teatro Castro Alves (Salvador) às vésperas de embarcar para o exílio em Londres. Encerrava-se assim, naqueles dias 20 e 21 de julho de 1969, com um misto de dor e celebração, o movimento tropicalista.

Desde então, a Tropicália seguiu sendo o movimento musical brasileiro que mais influenciou a produção artística posterior - e não só na música. A Cia. Távola de Teatro estréia, a 13 de agosto, no Teatro Dias Gomes (Salvador) a peça Tropicus, que mistura fatos e ficção para contar a história do movimento. Nas palavras do autor e diretor da peça, Duzinho Nery, "a história só permanece de verdade, quando é relembrada por uma geração que nela só ouviu falar".

(F.G.)

***

Filme sobre Argus Montenegro sai este ano

A vida do baterista e compositor gaúcho Argus Montenegro ganha as telas em breve. Argus tocou no Brasil com Sérgio Mendes, Tom Jobim, Elis Regina, entre outros, mas teve seu trabalho mais reconhecido na Europa e Estados Unidos.

A captação das imagens, em vídeo, iniciou no ano passado. A finalização conta com recursos do Fumproarte. Ficou garantida a distribuição de cópias para as 92 escolas municipais de Porto Alegre. A próxima etapa é a busca de verbas da Ancine para a kinescopia (passagem das imagens para película, possibilitando assim a exibição em cinemas).

Pedro Lucas assina a direção do longa; a produção é da Artéria Filmes. Já a distribuição ficará a cargo da Panda Filmes.

(F.G.)

Copyright © 2005. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais.