Brasileirinho - PrincipalMisture e Mande

Arquivo

Mistura e Manda

Nº 119 - 19/9/2005

CAMPEÕES DA SEMANA
Mais lidos entre 11 e 17/9

1) Roberto Carlos e a Religião - 277
2) Dicas - 151
3) Palco - 138
4) O Trabalho na Música Popular Brasileira e Bachianas Brasileiras - 133
5) Samba e Indústria Cultural (1916-40) - 132

Obs: em número de acessos

Novidades no Brasileirinho

Colocamos no ar na quarta, 14, entrevista com Karine Cunha, a cantora-compositora que lançou recentemente o CD Fluida.

Já na sexta, 16, estreou em nossa página de Filmes o curta Enquanto a Tristeza Não Vem, um depoimento de Sérgio Ricardo sobre a MPB e a história do Brasil nos últimos 50 anos.

(Fabio Gomes)


***

Canta Brasil

O clima de intensa emoção que marcou o encerramento da quarta edição do Fama na TV Globo, sábado, 17, fez com que o produtor Guto Graça Mello cometesse uma impropriedade histórica. Evelyn Castro interpretou "Canta, Brasil!" (Alcir Pires Vermelho - David Nasser), com um arranjo inspirado no que Guto escreveu para a gravação de Gal Costa no LP Fantasia (1981). Guto, ao agradecer a homenagem, atribuiu-se a condição de arranjador da gravação original da música.

Emoções à parte, nunca é demais lembrar que a primeira gravação de "Canta, Brasil!" foi feita por Francisco Alves em maio de 1941. Após dois anos de contrato com a Columbia, o Rei da Voz retornava à Odeon, que não mediu esfoços para que esta gravação tivesse grande destaque. Basta dizer que, nos dois lados do disco de 78 rpm que a música ocupou, Chico contou com arranjo especial de Lírio Panicalli e a Orquestra da Rádio Nacional, regida por Romeu Ghipsman, no acompanhamento.

(F.G.)

***

Projeto Músico do Brasil

Aumentar a divulgação da música instrumental brasileira é o objetivo principal do Projeto Músico do Brasil, que lançou recentemente seu site www.musicodobrasil.com.br. A iniciativa também pretende criar serviços que facilitem a vida do músico, o uso da internet como ferramenta de discussão e distribuição e o lançamento de uma incubadora de empreendimentos musicais, nas áreas editorial, comercial, de mídia e de projetos.

(F.G.)

***

Agradecimento

Caros amigos do Brasileirinho,

Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-los por esse importante trabalho que vêm desenvolvendo na divulgação de nossa cultura. E também quero agradecer o destaque que deram para o Prêmio Qorpo Santo, que recebi da Câmara dos Vereadores (Mistura e Manda nº 117).

Gostaria de dizer que estamos a disposição de vocês em tudo aquilo que estiver em nosso alcance e pudermos auxiliar no crescimento de todas as manifestações culturais de nosso povo.

Abraços,

Nilton Filho,
diretor de teatro

Copyright © 2005. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais.