Brasileirinho - PrincipalMisture e Mande

Arquivo

Mistura e Manda

Nº 120 - 26/9/2005

CAMPEÕES DA SEMANA
Mais lidos entre 18 e 24/9

1) Roberto Carlos e a Religião - 274
2) O Trabalho na Música Popular Brasileira - 142
3) O Pessoal do Ceará - 118
4) Livro Panorama Histórico da Música Brasileira - 114
5) Samba e Indústria Cultural (1916-40) - 110

Obs: em número de acessos

Novidades no Brasileirinho

A partir de quinta, 22, iniciamos a venda de toques musicais brasileiros para celular na nova página de Ringtones (www.brasileirinho.mus.br/ringtones.htm). Por enquanto, o serviço está disponível apenas para leitores da Europa e América do Norte, além da Austrália - por isso a chamada em inglês na página principal.

Já o filme que estreou no sábado, 24, é Babaú na Casa do Cachaça, documentando a visita de um mangueirense histórico (Babaú) a outro (Carlos Cachaça) em 1992. Muito samba e histórias para lembrar dessa dupla que hoje estão samba no céu.

(Fabio Gomes)


***

Acervo Elis Regina

Durante a inauguração do Acervo Elis Regina, na quinta, 22, o diretor da Casa de Cultura Mário Quintana, Sérgio Napp, precisou interromper seu discurso, tão emocionado estava ao revelar que realizava um antigo sonho seu. Todos os presentes compreenderam, pois estavam emocionados também. Principalmente após a leitura que Napp fez de mensagens de Pedro Mariano e João Bosco cumprimentando a CCMQ pela iniciativa.

O Acervo é composto principalmente por material que pertenceu ao acervo da animadora cultural Sônia Duro, além de uma expressiva contribuição reunida pelo marchand Renato Rosa. No próprio dia da inauguração, havia pessoas doando mais material, o que se manteve ao longo da sexta, dia que registrou intenso movimento no espaço.

Atualmente, os visitantes do Acervo podem ver Elis em capas de LPs, matérias de revistas e jornais (com ênfase para o triste dia 19 de janeiro de 1982), fotos (da cantora e das pichações "Elis Vive!" nas ruas de Porto Alegre logo após o triste dia), programas de shows, ingressos, livros, camisetas que Elis usou em espetáculos, um retrato pintado por Humberto Ruschinque em 1985 e o material referente à marionete de Elis que integra o espetáculo de bonecos Estrelas do Brasil. Dirigido por Mário de Ballentti há pelo menos 7 anos, Estrelas... traz Elis cantando ao lado de Gal Costa e Carmen Miranda. A previsão inicial é de renovar o material em exposição a cada três meses.

Além de se ver, naturalmente se ouve Elis: há sempre um CD rodando como som ambiente, além de dois fones para audição individual de repertório selecionado. Quando há uma concentração maior de pessoas, o CD de som ambiente pode ser substituído por um vídeo de show - na sexta de tarde, o show era simplesmente Falso Brilhante! Em breve, deve se iniciar uma programação regular de exibição dos vídeos.

Todos os que colaboraram com o projeto estão de parabéns. Como seria impossível mencionar todos, concentro meus cumprimentos na pessoa de Sérgio Napp. Aliás, ainda em seu pronunciamento na quinta, Napp afirmou que, a julgar pelas informações que obteve quando da procura por material para o acervo, não existe espaço semelhante no país homenageando a cantora maior. Há, é bom frisar, o Projeto Elis desenvolvido pela Universidade Federal de Uberlândia (representado na inauguração por Allen Guimarães), embora este não possua sede fixa para exposição.

O Acervo Elis Regina fica no 2º andar da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro, Porto Alegre) e está aberto de terça a sexta das 13 às 19h e sábados, domingos e feriados das 15 às 19h. Quem quiser doar material, pode levá-lo até lá dentro desses horários e e entregá-lo a uma das atendentes.

(F.G.)

***

Projeto Músico do Brasil (2)

Prezado Fabio Gomes,

Ficamos muito satisfeitos com a nota do Projeto Músico do Brasil no Mistura e Manda. É fundamental termos com quem contar para que essa idéia siga adiante. Agradecemos pela divulgação da proposta.

Atenciosamente,

Mylene Cintra,
Imprensa Músico do Brasil

***

Compatilidade de browsers

Temos procurado continuamente introduzir melhorias técnicas na nossa arquitetura de páginas para que todos os leitores que cheguem ao Brasileirinho tenham a melhor experiência possível. Paralelo a isso, os próprios desenvolvedores dos browsers (Internet Explorer, Firefox etc.) também buscar aperfeiçoar seus produtos. Como resultado dessa soma de esforços, hoje há relativamente poucas diferenças em acessar o Brasileirinho com este ou aquele browser. Inclusive uma barreira histórica vem caindo: com a adoção do suporte de javascript pelos browsers de código aberto, hoje é possível ver nossos "Destaques" rolando no Opera e até no Netscape!

Não há diferença perceptível entre ouvir nossas entrevistas no formato Real Audio através do Internet Explorer, Opera, Firefox, Mozilla ou Netscape. Também é possível assistir tranqüilamente nossos filmes no Internet Explorer, Opera, Firefox, Mozilla e Mac OS. Em relação aos ringtones, eles podem ser baixados normalmente através do Internet Explorer, Firefox, Opera e Mozilla. Com o Netscape, também é possível baixar os toques musicais, mas a janela abre no tamanho da tela inteira. Por outro lado, o Netscape é o único que não permite assistir aos filmes. Ele e o Windows Media Player não se comunicam.

(F.G.)

Copyright © 2005. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais.