Brasileirinho - PrincipalMisture e Mande

Arquivo

Mistura e Manda

Nº 147 - 6/11/2006

Encontro de Jongueiros em Valença

O Quilombo São José (Valença, RJ) novamente será palco de grande confraternização de jongueiros. No sábado, 11, a comunidade do São José recebe 700 jongueiros de 14 grupos das comunidades de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Campinas, Campos, Carangola, Guaratinguetá, Miracema, Pinheiral Piquete, Porciúncula, Quissamã, Santo Antônio de Pádua e Serrinha. A festa inicia às 6 da tarde de sábado, 11, e só encerra na manhã do domingo, 12.

O Quilombo existe desde a década de 1850, e visitá-lo equivale a uma volta ao passado. Basta dizer que até dois anos atrás seus 200 moradores não contavam com luz elétrica; por isso, o ferro abrasa, o candeeiro e o fogão alenha fazem parte do dia-a-dia.

Para chegar, você pode ir:

- De carro: o Quilombo fica a 2h30 de carro do centro do Rio de Janeiro. Você pega a estrada Rio-São Paulo, sobe a Serra das Araras e entra na saída para Piraí - Barra do Piraí. Atravessa Barra do Piraí em direção a Valença. Após o trevo, segue em direção à cidade de Conservatória. Atenção: entra à esquerda para Conservatória e não à direita para Valença. Atravessa a cidade de Conservatória e sobe a Serra da Beleza (estrada de barro). Após passar o mirante, desce a Serra. Logo antes da segunda ponte, no Km 18 da estrada de barro, vira à esquerda na entrada do Quilombo São José e segue mais 6 km por essa estrada de barro secundária.

- De ônibus: A organização do evento alugou dois ônibus que levarão os visitantes interessados saindo às 13 horas da tarde em ponto da Fundição Progresso, Lapa. Lugares limitados. Reservas pelos fones 21-3852-0043 e 21-3852-0053.

Afora o caráter festivo, o encontro também tem objetivos sociais. A comunidade obteve o reconhecimento como “remanescente de quilombo” em 1999, o que abria o camino para que seus habitantes pudessem obter o título de propriedade das terras, que nominalmente pertencem a um fazendeiro, o qual impõe restrições de plantio em diversas áreas. O passo seguinte veio com a fundação da Associação de Moradores do Quilombo São José em junho de 2000, para que a comunidade intensifique a luta pela desapropriação de suas terras, o registro e divulgação dos seus patrimônios culturais e a implementação de projetos de agricultura, turismo, cultura e educação popular. Outros reconhecimentos importantes foram a seleção do Quilombo para os projetos Criança Esperança e Ponto de Cultura por parte da Unesco e do Ministério da Cultura. Com o 11º Encontro de Jongueiros, a comunidade pretende chamar a atenção do governo federal para acelerar a desapropriação das suas terras, garantindo a mudança de qualidade de vida e a salvaguarda do jongo.

(Fabio Gomes)

* * *

Roda do Choro na Alemanha

Oi Fabio, tenho uma boa notícia.

Como a "Copa da Cultura" na Alemanha não deu cobertura ao CHORO, um grupo de de músicos brasileiros do norte da Alemanha, com o apoio financeiro de vários promotores, se apresentou numa RODA DO CHORO na Haus 73, Schulterblatt em Hamburgo no dia 19 de outubro. O evento teve ampla repercussão, e deverá se repetir mensalmente, sempre com novos convidados, com a meta da fundação do Clube do Choro de Hamburgo - se Deus quiser.

Uma autêntica RODA DO CHORO à moda brasileira, com a participação de chorões, um acontecimento raro na Alemanha. A Camerata do Choro de Hamburgo reuniu Paulo Gouveia (flauta), Jonas Mo (cavaquinho), Jessé Gomes (violão), Fernando Moreira (pandeiro), com os convidados especiais: Fabiano Borges (Brasília)(violão 7), Wilfried Berk (Rio de Janeiro/ Hannover)(clarineta) e Biroska (São Paulo/ Bonn)(percussão). Direção: Paulo Gouveia.

(Wilfried Berk)

Veja o material de divulgação do evento.

* * *

Feira da Música Independente lançada na Europa

Os organizadores da 3ª Feira da Música Independente Internacional de Brasília fazem campanha de promoção do evento na Europa, durante a realização de feiras semelhantes. A nova edição da FMI está marcada para 4 a 7 de julho de 2007.

Recentemente, o músico e produtor Gustavo Vasconcellos participou da Popkomm (Berlim, Alemanha) e da Womex (The World Music Expo)(Sevilha, Espanha). Na Womex, que ocorreu entre os dias 25 e 29 de outubro, Brasília esteve representada também pelo bandolinista Hamilton de Holanda. As próximas etapas da campanha são as feiras da Argentina e da Itália, em novembro.

A idéia dos lançamentos internacionais é dobrar a presença internacional na 3ª FMI - na feira desste ano, 8 países estiveram representados em Brasília. Para atingir este objetivo, a feira celebrou parcerias com os ministérios das Relações Exteriores e do Turismo. Outra parceria, esta com o Sebrae-DF, permitiu o lançamento do catálogo Music From The Capital of Brazil.

Outras novidades para 2007 são a aproximação com o setor da moda e a inclusão de programação para as crianças.

(F. G.)

Copyright © 2006. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais.