Brasileirinho - PrincipalMisture e Mande

Arquivo

Mistura e Manda

Nº 149 - 21/11/2006

Saindo da Gaveta

O projeto Saindo da Gaveta é uma iniciativa da professora, atriz e diretora teatral Viviane Juguero, da atriz Letícia Schwartz e do autor teatral Jorge Rein. A idéia é possibilitar um espaço para que escritores, poetas, roteiristas, letristas e outros criadores que se utilizam da palavra e tenham suas obras inéditas possam apresentá-las ao público e ouvir comentários deste. A iniciativa, sem fins lucrativos, havia conseguido que o Café Concerto Mário Quintana, localizado no terraço da Casa de Cultura Mário Quintana (Porto Alegre), sediasse os encontros. Mas só foi possível realizar ali o coquetel de lançamento, em 24 de outubro. A seguir, os próprios idealizadores do projeto explicam porque estão precisando buscar outro local, em função de atitudes dos atuais responsáveis pelo Café.

(Fabio Gomes)

* * *

Saindo da Gaveta fora da Casa

É bastante comum a classe artística reclamar do descaso que o poder público – com raras exceções – costuma dedicar ao tratamento das questões da cultura. Desta feita, porém, o desrespeito, que fazemos questão de denunciar, teve sua origem na iniciativa privada, na figura da administração do Café Concerto Mário Quintana. Por se tratar de alguém que recebeu a concessão de exploração comercial de um espaço integrado a um complexo cultural mantido com verbas públicas, a situação adquire ainda maior gravidade. O café, que, por sua localização, deveria funcionar como uma extensão ou complemento natural das atividades artísticas e culturais que dão sentido à existência da Casa de Cultura, demonstrou, neste episódio, uma vocação meramente mercantilista, atropelando compromissos assumidos com um projeto que, sem fins lucrativos, pretende criar um novo espaço para a literatura através da realização de debates e leituras públicas.

OS FATOS:

Aproveitamos a oportunidade para confirmar a data do nosso próximo encontro – dedicado à poesia – para o dia 28/11, em local que em breve estaremos divulgando.

Obrigado aos verdadeiros donos do projeto, autores, leitores e debatedores que o tornam possível e que, com certeza, nos ajudarão a remover esta e outras possíveis pedras do meio do caminho.

Viviane Juguero, Letícia Schwartz e Jorge Rein

Copyright © 2006. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais.