Misture e Mande

Arquivo

Mistura e Manda

Nº 15 - 15/09/2003

Novidades no Brasileirinho

O artigo Carnaval, Samba e Comunicação no Morro da Mangueira, das professoras da UFRJ Cândida Rosa Ferreira Costa e Regina Glória Andrade, estreou nesta semana, como fruto de nosso contato com Cândida no Intercom – Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, ocorrido em Belo Horizonte de 2 a 6 deste mês.

Também colocamos no ar duas nova música do Clube do Choro de Porto Alegre, "Insensata", de autoria de Barbosa, o gaiteiro do grupo, e o clássico de Callado, "Flor Amorosa".

(Fabio Gomes)

***

Dez mil

Nesta sexta, dia 12 de setembro, o Brasileirinho completou 10 mil acessos. Como então fazia 330 dias que a página entrara no ar, isso dá uma média de 30 acessos diários, que muito nos orgulham e nos animam a continuar a levar a você a melhor informação sobre a MBB – Música Boa Brasileira. Muito obrigado pela preferência.

Esta marca já é considerada por nós um presente de aniversário antecipado. Só pra lembrar o Brasileirinho entrou no ar em 17 de outubro de 2002.

(F. G.)

***

Família de Mestre Marçal colabora com Flor de Ébano

O grupo Flor de Ébano mandou recentemente à família de Mestre Marçal, no Rio de Janeiro, uma relação de 16 músicas, para as devidas liberações junto aos parceiros e a editoras musicais. Desta quantidade, 12 a 14 sambas devem ser entrar no novo disco do grupo, a ser gravado ao vivo pela Agevê, possivelmente em outubro no Manara, em Porto Alegre, com alguns convidados. Estuda-se a possibilidade da presença de Marçalzinho, filho do Mestre e um dos melhores percussionistas do mundo.

(F. G.)

***

Altamiro condecorado

No dia 3 de setembro, o flautista Altamiro Carrilho recebeu das mãos do desembargador Jorge Uchoa de Mendonça a Medalha do Mérito Cultural da Magistratura. A cerimônia aconteceu no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o mestre assim se pronunciou:

- Quero compartilhar com vocês este presente de Deus e minha alegria em ter mais uma vez minha luta pela música de minha pátria reconhecida. BRASIL!!!!!

(F. G.)

***

O Traço vai voltar a fazer a União!

No dia 8, os organizadores da Roda de Samba Traço de União emitiram o seguinte comunicado, que reproduzimos na íntegra:

“COMUNICADO "TRAÇO DE UNIÃO"

Aos amigos, compositores e intérpretes, ou, simplesmente aos amantes do samba, freqüentadores da "Roda de Samba Traço de União":

Como todos sabem, fomos pegos de surpresa, no último dia 9 de agosto, na apresentação do grupo Quinteto em Branco e Preto, que teríamos que sair de qualquer jeito do nosso local para uma construtora levantar ali mais um "espigão" em São Paulo.

Realmente, fazer cultura não é nada fácil, mas é prazeroso e se faz necessário, sendo o que nós, da organização do "Traço de União", nos propomos desde o primeiro dia de nosso funcionamento. Lembram?! Beth Carvalho, Luiz Carlos da Vila, Silvio Modesto, e todo um clã de amigos, compositores e intérpretes, que foram lá, na Bandeira Paulista, nos dar suas boas-vindas e nos abençoar com suas presenças. Foi no dia 1º de Fevereiro, véspera do dia de Iemanjá, a Rainha do Mar. Foi lá que a história começou. Hoje, ficamos ainda mais fortes e dispostos para nos somar aos que fazem a verdadeira cultura no nosso rico Brasil, divulgando o nosso novo espaço, que em breve, em muito breve mesmo, estaremos comunicando, convidando e convocando a todos vocês, para nos acompanhar nesta nova empreitada, lançando nosso novo desafio que, agora, será definitivo.

Como já dissemos, ficamos ainda mais fortes e estaremos ampliando o nosso "leque" de entretenimento. O novo espaço passará a se chamar "Espaço Cultural Traço de União". Além da nossa gostosa roda de samba, aos sábados, animada pelo grupo "É do Baú", comandada pelo nosso querido Chico Aguiar (o Chico Médico), recepcionada pela roda de choro com o grupo "Não Empurra que é Pior", estaremos desenvolvendo várias atividades, todas relacionadas com o que há de mais puro da nossa cultura popular, que é o samba.

Aulas de capoeira, de música, lançamentos de livros, discos, mostras de artes, de filmes, dentre outras atividades, é o que, a partir de uma data próxima, estaremos promovendo e comunicando para nossos amigos do "Espaço Cultural Traço de União". Nos aguardem. Saudações e até breve! São Paulo, setembro de 2003.”

(Organizadores do "Traço de União" e seus

padrinhos, Beth Carvalho e Luiz Carlos da Vila. )

***

O Traço vai voltar a fazer a União! (2)

Imediatamente, respondi nestes termos:

“Amigos da "Roda de Samba Traço de União": Torço realmente para que o seu sonho vire realidade o quanto antes. Podem contar comigo para o que for preciso. Estive em São Paulo neste final de semana, no Jardim Paulista, e não pude deixar de ter uma ponta de tristeza ao lembrar que, há poucas semanas atrás, ali perto estaria havendo uma grande roda de samba comandada por vocês. Mas, "tristeza, por favor vá embora”.

À vitória! Um grande abraço.”

(F. G.)

***

O Traço vai voltar a fazer a União! (3)

Nova resposta do grupo chegou no dia seguinte:

“Amigo Fábio Gomes, palavras como essas só nos dão, cada vez mais, força. Obrigado por tudo. Em breve teremos boas notícias.”

(Organizadores do "Traço de União" e seus

padrinhos, Beth Carvalho e Luiz Carlos da Vila)

Copyright © 2003. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais