Brasileirinho - PrincipalMisture e Mande

Arquivo

Mistura e Manda

Nº 152 - 22/12/2006

Boas Festas!

A todos os nossos leitores-visitantes-parceiros-amigos-irmãos-camaradas, desejamos um Feliz Natal e um 2007 pleno de boas idéias e melhores realizações!

Agradecemos e retribuímos as mensagens de Boas Festas que recebemos da atriz Deborah Finocchiaro, da jornalista Fernanda Garcia, do jornalista e professor Luiz Artur Ferraretto, da pandeirista Roberta Cunha Valente, da assessora de imprensa Sonia Kessar, da jornalista Vera Barbosa, e ainda da Assessoria de Comunicação da PUCRS, Associação Cultural Cachuera!, Capucho Produções, Collector's Studios, Espaço Alberico Rodrigues, Fundação Iberê Camargo, Santander Cultural e Sílaba Comunicação.

(Fabio Gomes)

* * *

Vai-Vai em festas

A Escola de Samba Vai-Vai inaugurou no dia 14 de dezembro a sua decoração de Natal, em festa que contou com as presenças de Osvaldinho da Cuíca e da Cidadã Samba 2007 Cleuza da Vai-Vai. Inspirado no samba-enredo 2007 da escola, "O 4º Reino - O Reino do Plástico", a decoração apresenta uma árvore gigante (5 metros), enfeites natalinos com 200 metros de festões, laços coloridos, luminárias, bonecos de neve, flores e diversas peças decorativas, tudo feito com cerca de 2.500 garrafas pets, totalmente aproveitadas, das tampinhas aos fundos das garrafas. As peças receberam acabamentos com tintas especiais, brocados, purpurinas e tecidos. No alto da árvore, o brilho da coroa com os ramos de café, símbolo do pavilhão. A decoração pode ser visitada na quadra da escola (Rua São Vicente, 276, Bela Vista, São Paulo - 11-3105-8725), até o sábado, 6. Os horários: sábados, das 13 às 18h (grátis); domingos, das 18 às 22h (R$ 5).

Já o aniversário dos 77 anos de fundação da escola será assinalado na segunda, 1, com um bolo a ser servido à comunidade na quadra, a partir das 18h, com entrada grátis. Achou pouco?

É porque a festa meeesmo será no dia 14 de janeiro (domingo), no Espaço das Américas (Rua Tagipuru, 795, Barra Funda), a partir das 14h. Um grande show em que se apresentam o Grupo Revelação, Thobias da Vai-Vai, Elizeth Rosa e a Bateria Nota 10, comandada pelo mestre Tadeu. Os ingressos já estão à venda na quadra da escola (ver endereço no parágrafo acima), entre 11 e 20h, a R$ 40 (com direito a uma caneca de chopp ou refrigerante).

(F. G.)

* * *

Cachuera! em recesso

O Espaço Cachuera! (Rua Monte Alegre, 1094, Perdizes, São Paulo - 11-3872-8113) iniciou seu recesso na quinta, 21, e reabre na terça, 2. Quem tiver interesse em realizar pesquisas no rico acervo da Associação Cultural Cachuera! precisará esperar um pouco mais: o acervo reabre no dia 10 de janeiro.

(F. G.)

* * *

Projeto Brasileirinho

O nosso presente de Natal a nossos leitores foi entregue na quarta, 20: um novo diretório no site, destacando o Projeto Brasileirinho - Os Tons da Aquarela Cultural de Nosso País. A iniciativa da professora de Filosofia Vânia Corrêa Pinto buscou tornar o conteúdo da matéria mais próximo dos alunos através da utilização dos temas sugeridos pelo CD Brasileirinho (Biscoito Fino), gravado por Maria Bethânia em 2003.

O trabalho foi desenvolvido no Colégio Estadual Vicente Januzzi (Rio de Janeiro) no segundo semestre de 2005, mas dele só tomei conhecimento ao assistir uma edição especial do programa Sem Censura (TVE Brasil), em 28 de novembro, todo dedicado a Bethânia e destacando projetos de que ela seja a incentivadora ou ao menos a inspiradora - como este.

Recentemente o Ministério da Educação aprovou a volta da Filosofia ao currículo escolar, medida que chegou ser questionada, se traria mesmo algum resultado positivo. Aos que têm dúvidas a este respeito, convido a conhecerem o trabalho da professora Vânia e de seus alunos. Confesso que ouço "Purificar o Subaé" (Caetano Veloso) há muito tempo e nunca cogitei que, além da mensagem ecológica, a letra falasse da capacidade do ser humano de transformar-se e transformar o mundo ao seu redor!

(F. G.)

* * *

Nova entidade reúne músicos

Entrou no ar este mês o site da LAM (Associação Latino Americana de Músicos). Apesar do nome da entidade, o site dá ênfase ao seu caráter de congregação dos profissionais brasileiros. Como novidade, ao contrário de outras entidades do gênero, a LAM não exige exames para que o músico se associe.

O site também dá destaque à decisão judicial que isenta o associado da LAM de multas da OMB (Ordem dos Músicos do Brasil), sem no entanto destacar na mesma proporção que se trata de uma medida liminar.

(F. G.)

Copyright © 2006. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais.