Brasileirinho - PrincipalMisture e Mande

Arquivo

Mistura e Manda

Nº 155 - 17/2/2007

Em busca da origem Kiriri do samba

Em reunião realizada no sábado, 10, no Teatro Apolo, durante a Feira Música Brasil 2007, em Recife, o Ministro da Cultura, Gilberto Gil, convidou o jornalista Fabio Gomes, editor do Brasileirinho, para coordenar a pesquisa que deverá estabelecer cientificamente a origem do samba. A pesquisa pretende aprofundar o trabalho iniciado pelo pesquisador pernambucano Bernardo Alves em seu livro A Pré-História do Samba. Na obra, lançada em 2002, Bernardo apresentou provas documentais de que o samba que hoje conhecemos surgiu nas festas dos índios Kiriri do Nordeste brasileiro, ao que tudo indica antes mesmo da chegada dos portugueses.

Bernardo Alves entrou em contato com Fabio no começo de 2004, mas a idéia de que ambos passassem a trabalhar juntos na ampliação da pesquisa não pôde se realizar devido ao falecimento de Bernardo, em agosto daquele ano. Desde então, Fabio tem se dedicado a divulgar a pesquisa de Bernardo, tanto no site Brasileirinho quanto no curso e no livro Panorama Histórico da Música Brasileira.

Os próximos meses devem ser dedicados ao planejamento da pesquisa, que será desenvolvida em várias etapas a partir do segundo semestre. Pessoas que queiram colaborar com a pesquisa podem entrar em contato pelo e-mail [email protected], informando se possuem ou sabem onde localizar informações referentes à linguagem e ao modo de vida dos antigos índios Kiriri (também chamados Cariri), em especial sobre o livro Arte de Gramática da Língua Brasílica da Naçam Kiriri, do padre jesuíta Luiz Vincencio Mamiani (1699); a história das agremiações carnavalescas denominadas Sambas, como Flor do Dia, Dois de Dezembro e Boi Espaço, que desfilavam junto com Maracatus no Carnaval de Recife entre 1886 e 1919 (pelo menos); bem como partituras, letras, livros, material saído na imprensa e gravações de sambas anteriores a 1929 (esse marco cronológico, que pode ser alterado no decorrer da pesquisa, se refere à gravação de "Na Pavuna", em que pela primeira vez se utilizou no samba a forte percussão que era uma marca da tradição africana e que passou a ser associada ao samba a partir dali).

Leia também:

- Samba n'Os Sertões - texto de 2002 em que Fabio Gomes aponta as evidências que localizou no livro de Euclides da Cunha de que o samba teria uma ligação mais antiga com a cultura nordestina do que geralmente se comenta na historiografia do gênero.

- Samba Antigo - nota em que Fabio Gomes expõe a idéia central do livro de Bernardo Alves

- Samba de Matuto - a última produção de Bernardo Alves, escrita especialmente para o Brasileirinho, contando o processo de difusão do samba pelo Nordeste

- O Forró - texto de Gilberto Gil situando o forró na linha evolutiva da música nordestina vai dos primeiros contatos dos índios com portugueses até os dias de hoje, passando pela roda de samba indígena.

* * *

Um dia na Feira Música Brasil

N. R: Reproduzimos a seguir o relato enviado na sexta, 9, pelos músicos gaúchos Fausto Prado e Caetano Silveira, que participavam da Feira Música Brasil em Recife.

Acabamos de encontrar a Maria Rita, que canta hoje à noite (no show 100 Anos do Frevo). O Caetano Silveira entregou em mãos o nosso CD Casa de Asas, que foi recebido com um delicioso "Oba!"

Estamos assistindo a palestras e exposições de grandes cabeças da música brasileira e internacional. Nomes como Brad Powell, da Calabashmusic (selo de distribuição por download), Hanna Gorjaczkowska da Ziriguiboom (selo belga que distribui música brasileira na Europa e nos EUA) e João Moreirão, vice-presidente da ABMI (Associação Brasileira de Música Independente).

Entre rodadas (de negócios) do Sebrae e BNDES e documentários de música, conversamos com Luís Melodia, Flávio Venturini e seus produtores. Conversamos também com os gaúchos da Camerata Brasileira que está trazendo seu show de choro para a feira.

O nosso videoclip "Bossa e Blues" é a terceira faixa das 48 do DVD oficial distribuído pelo evento e tem rodado toda noite. Ontem, dia 8, tinha show do Gabriel O Pensador mas nós fomos ao show do Arthur de Faria, Quinteto Villa-Lobos e Zé Meneses, que acontecia no Teatro Santa Isabel (que lembra muito o Theatro São Pedro, de Porto Alegre) e o "Bossa e Blues" entrou entre o 1° e o 2° shows. O povo gostou. (Veja o clip no YouTube)

Hoje tem chegada do arrastão com Antônio Nóbrega e as agremiações de frevo. E show com Gilberto Gil, Alceu Valença, Lenine, Geraldo Azevedo, Luiz Melodia, Elba Ramalho, Maria Rita, Ney Matogrosso e Vanessa da Mata entre muitos outros como Otto, Autoramas e Lula Queiroga. Estaremos lá.

Cena efervescente, bons negócios à vista.

(Fausto Prado e Caetano Silveira)

* * *

Noves Fora representa Ponto de Cultura Diálogos

Os músicos da Camerata Brasileira, citados por Fausto e Caetano na nota acima, estavam em Recife em função de seu novo CD, Noves Fora, ter sido indicado para representar o Ponto de Cultura Diálogos, de Olinda (PE), na mostra do Programa Cultura Viva na Feira Música Brasil. A indicação ocorreu através de edital aberto pela Secretaria de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura.

O edital, que envolveu os mais 500 Pontos de Cultura existentes no país, selecionou 14 discos que foram expostos no estande do Ministério na Feira. O CD da Camerata era o único trabalho de um estado indicado por um Ponto de Cultura de outro, e também o único do Sul do Brasil na exposição.

Os outros CDs selecionados foram:

- Maracatu Leão Coroado 140 Anos - indicado pelo Ponto de Cultura Maracatu Leão Coroado (PE)

- Coco de Amaro Branco e Afoxé Alafin Oyó - Ponto de Cultura Alafin Oyó (PE)

- Bongar - Coco de Xambá - Ponto de Cultura Nação Xambá (PE)

- Com Fusão (Tonzêra) - Ponto de Cultura República do Cerrado (GO)

- Marginal (Max Gonzaga) e Canabi Emotiva (Álvaro Cueva) - Ponto de Cultura Vila Buarque (SP)

- Sambas de Enredo 2007 - Ponto de Cultura Associação das Escolas Mirins (RJ)

- Samba de Dalva - Ponto de Cultura Terreiro Cultural (BA)

- Orquestra Popular Carnaubeira - Ponto de Cultura Som das Carnaubeiras (CE)

- Maracatu Rural Estrela de Ouro - Ponto de Cultura Maracatu Estrela de Ouro (PE)

- Nas Trilhas do Som - Ponto de Cultura Fundação Casa Grande (CE)

- Tantinho, Memória em Verde e Rosa - Ponto de Cultura Synval Silva (RJ)

(Fabio Gomes)

Copyright © 2006. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais.