Brasileirinho - PrincipalMisture e Mande

Arquivo

Mistura e Manda

Nº 175 - 14/1/2008

Novidades no Brasileirinho

No domingo, 13, entrou no ar meu texto Chico Buarque na TV 2006-2007. Vale a pena contar o processo de criação desse texto. Ele é uma compilação de vários textos curtos (também conhecidos como "posts") que fiz na comunidade "Chicomaníacos" do Orkut, que criei em agosto de 2006.

Embora a comunidade tenha um número razoável - diria até bom - de inscritos, o fato é que na comunidade praticamente só quem escrevia era eu, o que era justamente o contrário da idéia de ter um espaço mais interativo do que o site. Na real, hoje eu penso que o Orkut não é um bom canal de interatividade, por ser um site que é ao mesmo tempo "fechado" (ou seja, o que está ali não aparece nos sites de busca) e no qual hoje qualquer pessoa pode se inscrever, com o fim da exigência de convite. Enfim, a coisa lá tá muito esquisita! Não devo excluir a comunidade, mas certamente a partir de fevereiro não vou mais "moderá-la" (até porque, com tão pouca participação, é muito remota a possibilidade de alguém se exceder!).

Voltando ao texto: relendo os posts que escrevi, notei que os que ainda poderiam despertar algum interesse lidos hoje tinham uma unidade temática - referiam-se às participações de Chico ou utilização de suas músicas em programas de TV aberta nesse período de um ano e meio (o que inclui boa parte dos 12 DVDs da megacaixa da EMI) - além de ser uma abordagem original, pois não há outro texto disponível na internet falando do mesmo assunto (pra variar...).

O único outro texto que me pareceu ter condições de sobreviver fora da comunidade e que não tinha a ver com Chico na TV eu publiquei no blog Protocolo do Incenso: Meu Sonho com Chico (Com direito a Gal).

(Fabio Gomes)

***

Protocolo do Incenso

O blog coletivo Protocolo do Incenso - Ritual & Atração - Rito Literário entrou no ar na terça, 8. É uma iniciativa da jornalista e atriz paulista Vanessa Morelli, que convidou pessoas de diferentes profissões e lugares - até o fechamento dessa edição do Mistura e Manda, já haviam começado a postar lá Ruy Jobim Neto, Marcelo Teixeira, Ricardo Rayol, Leãonardo Carmo, Cris Passinato, Michel Fernandes, Domenico Hur, Lizandra Silva, a própria Vanessa Morelli e este Fabio Gomes que vos escreve.

A liberdade impera: cada participante escreva sobre o que quiser, no estilo que preferir. Entre os assuntos já abordados, estão o evento Novas Dramaturgias em Debate - Brasil França, visões políticas no cinema europeu e a programação atual da TV brasileira.

Ah, antes de postar lá o texto do meu sonho com Chico Buarque e Gal Costa, eu contei a origem das Palavras - Alóvena, ebaente. Confira!

(F.G.)

***

Divulgue sua roda de samba e/ou choro

Outra novidade que implantamos recentemente no Brasileirinho é um mecanismo para ajudar na divulgação de rodas de choro e de samba.

Na nossa página de divulgação de Clubes do Choro, foi incluído um link Divulgue sua Roda de Choro! A idéia é que músicos e produtores que toquem, organizem e/ou participem de rodas de choro por todo o Brasil nos mandem informações para que possamos divulgá-las no site.

Já na página das Dicas foi incluído o link Divulgue sua Roda de Samba! Ao clicar esse link, abre-se um formulário para que o responsável possa colocar o máximo possível de informações sobre a roda, entre as quais quais os dias que ela acontece, quem toca lá e se há ou não feijoada.

Apostar cada vez mais na divulgação do que há de melhor e mais característico na cultura brasileira é um compromisso permanente do Brasileirinho.

(F.G.)

***

Abram alas para Maria Dapaz

A cantora pernambucana lança para este carnaval seu quinto CD, Ô Abre Alas (Atração), que reúne mais de um século de música para a folia. A mais antiga canção selecionada é justamente a que intitula o disco, "Ô Abre Alas", que Chiquinha Gonzaga escreveu para cordão carioca Rosa de Ouro de 1899, e a mais recente é do ano passado - "Cantiga pra Lua", que Maria compôs com Nelson Gusmão, música classificada no Concurso de Músicas Carnavalescas de Pernambuco 2007.

O toque pernambucano é justamente o diferencial do repertório deste CD: ao lado de músicas consagradas e sempre regravadas como "Cabeleira do Zezé" (Roberto Faissal - João Roberto Kelly) e "Taí" (Joubert de Carvalho), Maria prestigiou os conterrâneos incluindo "Oh! Bela", de Capiba, "É de Fazer Chorar", de Luiz Bandeira, e "Evocação nº 1”, de Nelson Ferreira.

O CD está à venda a R$ 22 no site da artista. Você pode baixar ali outra música de Maria, a "Marcha do Abacaxi", uma parceria dela com Jotta Moreno.

(F.G.)

Copyright © 2008. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais.