Brasileirinho - PrincipalMisture e Mande

Arquivo

Mistura e Manda

Nº 179 - 24/2/2008

Novidades no Brasileirinho

Tivemos várias mudanças nas últimas semanas aqui no Brasileirinho. Novas seções foram criadas e, em função disso, algumas das antigas também tiveram modificações. Veja a seguir o que mudou:

Agência de Notícias Brasileirinho - No dia 11, começamos a publicação diária dos boletins de nossa Agência de Notícias. Foi a melhor forma que encontramos para levar a você muitas informações que nos chegam e que não se encaixariam nos espaços já existentes no site - e que, sabemos (e lamentamos), costumam ser ignorados pela autodenominada "grande imprensa". Entre o material exclusivo que divulgamos, está a repercussão do Projeto Brasileirinho no Chile (boletim do dia 11) e um resumo da palestra do escritor Moacyr Scliar sobre a faceta de pensador de Albert Einstein (boletim do dia 21). Já publicamos duas colaborações da jornalista mineira Jesuane Salvador, sobre a inauguração da Biblioteca de Artes em Poços de Caldas - a primeira noticiando que o espaço iria abrir (boletim do dia 12), a segunda registrando as comemorações inaugurais (boletim do dia 20). Nesses poucos dias, já tivemos uma grande e agradável surpresa: nosso boletim do dia 19, com a programação do evento Art Night São Paulo, marcado para o dia 22, foi publicado na íntegra no dia 20 no site Leia Livro. Se você é jornalista e quer enviar matérias para serem publicadas pela Agência, escreva para [email protected]. O material da Agência pode ser aproveitado livremente por qualquer veículo, bastando que seja mantido o crédito aos profissionais que assinem o material e à Agência Brasileirinho; agradeceríamos ser informados dessas publicações. Para acompanhar nossos boletins, você pode escolher entre as seguintes opções:

Mural Brasileirinho - Este espaço do site está à disposição para publicação de classificados culturais - seja diretor de filmes chamando atores para testes, seja banda procurando produtor etc.; há espaço também para os artistas que queiram apenas deixar seus contatos. Além disso, você pode anunciar também mesmo que não seja artista, mas esteja à procura de uma antiga gravação, ou então queira colocar sua coleção à venda. Os anúncios são grátis e ficam no ar por um mês. Esta página também estreou no dia 11, e passou a exibir os primeiros anúncios na quinta, 21.

Rodas de Samba e Clubes de Choro - Esta página avança na idéia que comentamos na nota Divulgue sua roda de samba e/ou choro (Mistura e Manda nº 175): concentrar nesse espaço do site as chamadas para os eventos fixos de música brasileira, que são quase sempre semanais e nesse formato de roda. Temos publicado esses eventos nas Dicas como programação semanal das cidades onde se realizam; como agora as Rodas têm seu espaço próprio, aos poucos, as Dicas voltarão à sua proposta original de veicular chamadas para eventos únicos. Por afinidade, manteremos junto à programação de Rodas de Samba o roteiro de Clubes do Choro - ao contrário do que imaginamos quando colocamos esse roteiro no ar, existem muitos poucos clubes de choro no país, e nem todos têm atividade regular, de modo que não se justificava mais dedicar-lhes um espaço exclusivo do site.

(Fabio Gomes)

***

Nova pesquisa de Pedro Rogério repercute

Um dos textos mais lidos no Brasileirinho há vários meses tem sido O Pessoal do Ceará: Referenciais Estéticos na Música Cearense dos Anos 70 e sua Relação com o Currículo Escolar na Década de 80, escrito pelo músico e professor Pedro Rogério. O texto é uma adaptação do projeto de mestrado apresentado por Pedro à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.

Pedro prepara-se agora para seguir com a pesquisa do tema em seu doutorado, analisando as viagens dos músicos cearenses Brasil e mundo afora, como noticiou a jornalista Rej Rei, em sua coluna "Pelo Celular" do jornal O Povo (Fortaleza) de 4 de fevereiro - leia o texto de Rej clicando aqui.

(F.G.)

***

Colaborações de leitores

O texto que colocamos no ar no sábado, 23, Um Mergulho nas Águas de uma Cabocla, uma análise sobre o CD Dentro do Mar Tem Rio, de Maria Bethânia, é uma colaboração de nosso leitor Kleber de Oliveira Silva, professor de Literatura em Vitória de Santo Antão (PE). Kleber nos enviou este artigo depois de tentar publicá-lo em janeiro em vários jornais do Recife, que não manifestaram interesse, alegando que o CD havia saído em dezembro... - como se um CD de Bethânia fosse algo descartável!!! (Em algum momento as redações dos cadernos culturais impressos vão precisar se repensar, se quiserem sobreviver).

Faça como Kleber, Pedro Rogério e tantos outros leitores nossos, mande seu texto, charge, foto daquele show que você curtiu, link do seu clip preferido do YouTube, sinta-se à vontade para opinar, comentar ou criticar nosso trabalho. Enfim, ajude a fazer do Brasileirinho um espaço cada vez mais plural e colaborativo.

(F.G.)

***

Skank: acima do sol, beleza pura

O Skank teve a idéia de aproveitar seu show da noite de sexta, 15, no evento Planeta Atlântida, em Atlântida (RS), para gravar o clip de "Beleza Pura" (Caetano Veloso). Aos comunidadores da Rádio Atlântida (Porto Alegre), promotora do evento, o vocalista Samuel Rosa disse que o grupo quis aproveitar a estrutura que o Planeta proporciona às bandas, que não se encontra em todo lugar. Porém, o clip da música que a partir da segunda, 17, é a trilha de abertura da nova novela das 7 da TV Globo - também intitulada Beleza Pura - quase não sai justamente por uma falha grave na estrutura elogiada por Samuel.

A falha não foi exatamente a queda de energia no palco exatamente na hora de iniciar a gravação do clip - pouco depois, com o retorno parcial do fornecimento, Samuel pôde cantar "Acima do Sol" (Samuel Rosa - Chico Amaral), acompanhado apenas pela bateria de Haroldo Ferretti e do coro do público, estimado em 25 mil pessoas.

Falha mesmo - das imperdoáveis - eram os seguidos cortes no áudio, ao menos na transmissão do show pela TV Com (Porto Alegre), que tornavam um suplício assistir o show, e que pelo jeito nenhum técnico havia percebido. Essas interrupções só cessaram quando se corrigiu também a queda da energia.

Enfim, há males que vêm pra bem: a partir daí, foi beleza pura. Em dobro, aliás, porque além de Samuel cantar o clássico de Caetano logo que a luz voltou, ao final do show o grupo bisou a música a pedido da equipe que gravava o clip.

(F.G.)

***

Quem chegou

As integrantes do grupo Samba de Rainha chegaram a São Paulo na terça, 12, depois de 20 dias tocando em Portugal e na Inglaterra (como noticiamos no Mistura e Manda nº 177). E voltaram com tudo: no dia seguinte, já participavam ao vivo do programa Mulheres (TV Gazeta), falando da viagem e do novo CD, Vivendo Samba.

(F.G.)

***

Quem vai

O bandolinista Rafael Ferrari (da Camerata Brasileira) vai passar algum tempo em São Paulo, colaborando com projetos sociais dando aula de música para crianças. Pode ser que ele vá fazer alguns recitais na Europa também, mas isso ainda depende de confirmação.

(F.G.)

Copyright © 2008. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais.