Misture e Mande

Arquivo

Mistura e Manda

Nº 66 - 13/9/2004

Mais cedo

Em caráter excepcional, o Mistura e Manda está circulando mais cedo devido a alguns ajustes que estamos fazendo, motivo pelo qual também não haverá atualização das Dicas na quinta, 16. Em seguida tudo volta ao normal.

(Fabio Gomes)

***

Brasileirinho finalista de prêmio do Ministério da Cultura

É com grande alegria que informamos aos nossos leitores que Brasileirinho - A Sua Página de Música Brasileira foi finalista do Prêmio Rodrigo Melo Franco, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura. O prêmio se destina a reconhecer ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro, levando o nome do fundador do Instituto.

Escolhido ainda em julho de 2004 como a melhor ação de divulgação da cultura brasileira entre os inscritos no Rio Grande do Sul (12ª Superintendência Regional), o Brasileirinho disputou em agosto em Brasília com os pré-selecionados das outras 14 regiões em que o IPHAN divide o país. A ação vencedora na Categoria Divulgação na etapa nacional foi Índios na Visão dos Índios, proposta por Thydêwá Esperança da Terra e apresentada pela 7ª Superintendência Regional (Bahia).

(F. G.)

***

Collector's traz de volta a Era do Rádio

Fica muito difícil compreender o fenômeno que o rádio representava no Brasil nos anos 40 e 50 sem poder ouvir aqueles programas. Nesse sentido, é inestimável o serviço que a Collector's vem prestando, promovendo uma verdadeira viagem no tempo.

Trata-se de uma empresa sediada em Teresópolis (RJ) que há 20 anos se dedica a restaurar documentos sonoros brasileiros. Seu projeto atual, intitulado Panorama Radiofônico, disponibiliza um programa original, inteiro (inclusive com os comerciais!), do período áureo da radiofonia no Brasil, no formato .ram (Real Audio).

Até o domingo, 12, os interessados podem baixar o programa Ângela Maria Canta apresentado pela Rádio Nacional em 20 de julho de 1955, no endereço www.collectors.com.br/CS05/PanoramaRadiofonico_7.shtml. A partir de segunda, 13, ele será substituído por uma edição igualmente histórica de Um Milhão de Melodias. Acompanhe através da página da Collector's (www.collectors.com.br).

(F. G.)

***

Encontro inédito no Projeto Pixinguinha

A cantora Virgínia Rosa, em recente passagem por Porto Alegre, recebeu o roteiro de seus próximos espetáculos no Projeto Pixinguinha. Ao lado de Zé Renato (ex-Boca Livre), Mário Adnet e Nonato Luiz, ela estará se apresentando em Brasília (DF)(quarta, 15), Teresina (PI)(sexta, 17), Sobral (CE)(domingo, 19), São Luís (MA)(terça, 21), Belém (PA)(quinta, 23), Macapá (AP)(sábado, 25), Manaus (AM)(segunda, 27) e Boa Vista (RR)(quarta, 29).

Virgínia comemorou a oportunidade de ir a essas cidades, em muitas das quais ela estará indo pela primeira vez, além de considerar o trabalho com os outros três músicos (com os quais, igualmente, ainda não estabelecera parcerias) um desafio. Mas tudo bem, ela adora desafios.

(F. G.)

***

Lupicínio vira livro

Já é um hábito: todo ano (desde 1971) o escritor Luiz Antônio de Assis Brasil ministra uma Oficina de Criação Literária na Faculdade de Letras da PUCRS (Porto Alegre), com os melhores trabalhos sendo lançados em livro. A novidade deste ano é que os participantes da oficina vão aproveitar o livro para prestar uma homenagem ao compositor Lupicínio Rodrigues, que completaria 90 anos na próxima quinta, 16.

Cada um dos 16 autores deste ano (André Malinoski, Bolívar Torres, Cristiane Lisbôa, Diego Müller, Eduardo Guimarães da Silveira, Gabriel Daudt, Gilmar Martins, Jeferson Mello Rocha, Letícia Sander, Lilian Heuser, Luiz Paulo Feijó Fichtner, Paulo Roberto Farias, Pedro Stiehl, Rosane Netto de Aguirre, Telma Scherer e Sérgio Ferreira) abre a parte que lhe cabe na obra com um conto inspirado numa música de Lupi.

Assis Brasil assim avalia a homenagem:

- Algo que evidencia a marca pessoal desse grupo de autores é o desejo de evocar a figura de Lupicínio Rodrigues, o mestre da música popular brasileira-urbana. O compositor criou um universo de obras que refletem as tensões e as paixões; nossos antologiados, por sua vez, recriam universos paralelos de interpretação, atualizando a obra de Lupi.

O livro será lançado na quarta, 15, no restaurante Birra e Pasta (Shopping Praia de Belas - Av. Praia de Belas, 1181, 2º piso - Porto Alegre), às 19h.

(F. G.)

Copyright © 2004. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais.