Misture e Mande

Arquivo

Mistura e Manda

Nº 70 - 11/10/2004

Correção em Gaita no Sul = Sanfona no Nordeste

Por um equívoco de nossa parte, afirmávamos no artigo Gaita no Sul = Sanfona no Nordeste que aparecia uma sanfona no filme O Descobrimento do Brasil (1937), de Humberto Mauro. Porém, na verdade, isto não ocorre. Há cenas de danças indígenas, sem que ninguém, índio ou português, toque algo.

A versão corrigida entrou no ar na quinta, 7. Queiram nos desculpar.

(Fabio Gomes)

***

O saxofonista Darcy Alves

Foi uma agradável surpresa conhecer o lado saxofonista de Darcy Alves, conhecido violonista e cantor que já presidiu o Clube do Choro de Porto Alegre. Darcy interpretou ao sax "Choro em Ré Menor" e "Amigo Batista", músicas do falecido Maestro Macedinho (Alcides Macedo), durante apresentação no Mercado Público (Porto Alegre) na quarta, 6. No restante do espetáculo, Darcy tocou violão, sendo acompanhado por Luís Palmeira (violão 7), Cebolinha (cavaquinho) e Valtinho (pandeiro). Foram muito aplaudidas as canções "A Flor e o Espinho" (Nelson Cavaquinho - Guilherme de Brito) e "Choro Chorado para Paulinho Nogueira" (Paulinho Nogueira - Toquinho - Vinicius). Ao final, Cebolinha brilhou no solo de "Minhas Mãos, Meu Cavaquinho" (Waldir Azevedo).

A apresentação fazia parte da série Choro no Mercado, ficando a primeira parte da cargo da Camerata Brasileira, que tocou o repertório do recém-lançado CD Deixa Assim..., com direito a citação do "Hino Nacional Brasileiro" no choro "Deixa Assim" e uma surpresa: uma junção de "Só Quero um Xodó" (Dominguinhos - Anastácia) e "Isso Aqui Tá Bom Demais" (Dominguinhos - Nando Cordel).

(F. G.)

***

Partituras para bandas do Ceará

As bandas de músicas do Ceará passam a ter à sua disposição 12 partituras de repertório alusivo às festas da cultura popular brasileira. A coletânea, editada pelo Banco do Nordeste em parceria com a Secretaria de Cultura do Ceará, inclui "Reisado", "Seqüência Carnavalesca", "Frevo dos Vassourinhas/Fogão", "Suíte Cearense nº 2", "Flor do Mamulengo", "Seqüência Junina nº 2", "Mulher Brasileira", "Hino do Estudante", "Os Flagelados", "Seqüência Infantil", "Marcha Grave/Santa Cecília" e "Seqüência Natalina nº 2".

Cada título tem tiragem de 200 cópias e será enviado para 10 bibliotecas públicas pólo, localizadas nas oito macrorregiões do Estado (litoral de Fortaleza, litoral de Pecém, litoral Norte, Maciço de Baturité, Ibiapaba, Jaguaribana, Cariri, e Sertão Central e Inhamuns), além da Divisão de Música e Arquivo Sonoro da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Com estas 12, já são 326 partituras editadas nesta coleção, que deve totalizar 406 títulos até o final de 2006.

(F. G.)

Copyright © 2004. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais.