Misture e Mande

Arquivo

Mistura e Manda

Nº 72 - 25/10/2004

Choroclubismo

Colocamos no ar no domingo, 24, uma nova página, com endereços de internet de Clubes do Choro do Brasil (e um do exterior, de Miami). A idéia é estar divulgando onde estão e quando se reúnem os Clubes de todos os Estados, por isso precisamos que você, que é freqüentador ou mesmo responsável por um clube, entre em contato conosco, para colocarmos sua entidade na lista. Para figurar na relação o clube não precisa ter site, basta promover um encontro regular de chorões.

Além dos 5 clubes que inauguram a lista, sabemos que estão em formação os Clubes do Choro de Caxias do Sul (RS) e Maceió (AL). Também existe, atuante, um Clube do Choro em Curitiba (PR), que este ano promoveu um festival em homenagem a Jacob do Bandolim. Ele ainda não está na relação porque, no site que mantém no ar, o Clube apenas informa o resultado do festival, sem dizer quando ocorrem suas reuniões. Confira em www.clubedochorodecuritiba.com.br.

(Fabio Gomes)

***

Cumprimentos pelo 2º ano

Recebemos cumprimentos pelo nosso segundo aniversário da leitora Glaci Oliveira, de Bento Gonçalves (RS). Já o produtor Alê Barreto, de Porto Alegre (RS), parabenizou-nos por termos atingido os 30 mil acessos.

(F. G.)

***

Reciclagem musical (2): "Réquiem pra Mãe Menininha do Gantois"

Vários casos de "reciclagem musical" (quando o autor pega letras e melodias que já havia utilizado para formar novas músicas) envolvem músicas de trilha sonora de filmes. Um caso curioso aconteceu com uma canção de Gilberto Gil: "Réquiem pra Mãe Menininha do Gantois".

O tema dessa composição aparece, cantarolado pelo personagem Camuanga, no filme Quilombo (1984), de Carlos Diegues, cuja trilha foi escrita por Gil. É um momento muito tenso do filme, quando vai se dar o ataque de Domingos Jorge Velho ao quilombo de Palmares. Na noite anterior ao ataque, Zumbi (Antônio Pompêo) não consegue dormir e ouve Camuanga entoar o lamento. Zumbi tenta acompanhá-lo, mas acaba se revelando desafinado e sem ritmo...

O tema foi reaproveitado por Gil em "Réquiem pra Mãe Menininha do Gantois". O lamento de Camuanga corresponde à parte inicial do réquiem. Composto em 1986, quando a ialorixá faleceu, foi depois incluído no LP O Eterno Deus Mudança (1989).

(F. G.)

***

Localizando o Bebendo do Samba

Em função da inclusão do espaço para os Clubes do Choro do Brasil na nossa página principal, precisamos deslocar o link do projeto Bebendo do Samba. Para que você possa continuar conhecendo a idéia, lendo comentários sobre os encontros e acessando as letras dos sambas, basta entrar na página de Artigos, no campo Especiais.

(F. G.)

Copyright © 2004. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais.