Misture e Mande

Arquivo

Mistura e Manda

Nº 73 - 1/11/2004

Samba da Vela vai à Portela

Rimou e é verdade: a Comunidade do Samba da Vela (São Paulo) está organizando uma excursão para participar da festa da Portela no Rio de Janeiro, no sábado, 6. Os interessados devem entrar em contato com Alexandra pelos fones 11- 5102-2408 ou 11-5103-2752, após as 13h. As vagas são limitadas.

(Fabio Gomes)

***

Cumprimentos pelo 2º ano (2)

A leitora Gabriela Wertheiner Jardine, de Porto Alegre, parabenizou-nos nesta semana pelos 2 anos do Brasileirinho, completados a 17 de outubro.

(F. G.)

***

Traço de União recebe importante prêmio

Um júri de jornalistas do guia "Veja São Paulo - O Melhor da Cidade 2004/2005" apontou o Traço de União como a melhor casa de música ao vivo.

Trata-se de importante conquista, considerando que o Traço é um espaço totalmente dedicado ao samba. Além disso, sua reabertura ainda não completou um ano, o que se dará no dia 29.

Queremos dar os parabéns à direção, funcionários e colaboradores do Traço de União. Temos orgulho de, durante o período em que a casa não pôde funcionar, termos feito uma campanha pela sua volta aqui no Mistura e Manda, com o lema O Traço vai voltar a fazer a União.

(F. G.)

***

Reciclagem musical (3): "Alegria na Horta"

Mais um caso de reciclagem de música envolvendo trilha de filme. Ao compor as quatro suítes "O Descobrimento do Brasil", para o filme de mesmo nome dirigido por Humberto Mauro em 1937, Heitor Villa-Lobos queria um tema que demonstrasse o entusiasmo sentido pelos marinheiros da expedição de Pedro Álvares Cabral ao avistarem a terra brasileira. Lembrou-se então de uma antiga composição, "Alegria na Horta", 3ª parte da "Suíte Floral" para piano (1917-19). A peça, arranjada para orquestra, foi incluída na íntegra como 2ª parte da "Primeira Suíte" de "O Descobrimento do Brasil", com o nome de "Alegria".

(F. G.)

Copyright © 2004. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais.