Brasileirinho - PrincipalMisture e Mande

Arquivo

Mistura e Manda

Nº 90 - 28/2/2005

Novidades no Brasileirinho

Agora você pode indicar sua peça favorita no Palco! No sábado, 25, um formulário foi incluído no informativo para que você possa dividir seus comentários com os outros leitores.

Também entrou no ar na quinta, 24, o texto de Mestre Affonso sobre o bicampeonato do Canto da Alvorada no carnaval de Belo Horizonte.

***

O batalhador Wagner Freire

Wagner Freire, que até há pouco tempo atrás era o programador do Jajabar (São Paulo), não se deixou abater pelo fechamento da casa. Ao contrário! Como ele mesmo informa, "a idéia inicial de interagir com pessoas interessadas em assistir e participar de novas produções artísticas e culturais (música, poesia, exposição, bate-papo, encontro de compositores e apresentação de grupos culturais) não só continua aberta e viva como ampliou".

Pois bem, Wagner já está produzindo eventos diariamente no Beltiquim, no Butantã. No mesmo bairro, fica o Fabrini's, onde ele programará a QuintArrelia, a partir do dia 3. Mais pro final de março, as quartas do Bambu Brasil (Vila Madalena) também receberam seu toque de mestre. Acompanhem pelas Dicas.

Wagner, receba nossos cumprimentos. É através do exemplo de pessoas que encontro motivos para cada vez mais acreditar nas possibilidades do Brasil!

(Fabio Gomes)

***

Nova Plenária do Fórum Gaúcho da Música

O Fórum volta a se reunir na terça, 8 de março, às 18h30, na Sala Álvaro Moreyra (Av. Érico Veríssimo, 307, Menino Deus, Porto Alegre).

Na pauta principal, a preparação do Encontro Nacional dos Músicos, que deve acontecer em Brasília, no final de março ou início de abril. Ainda tem o relato da última videoconferência e debate sobre as eleições na OMB. Os organizadores do Fórum pedem aos grupos de trabalho em atividade que apresentem suas propostas por escrito.

Para quem não participou de nenhuma das 3 anteriores, no Serpro, a primeira plenária foi chamada ainda em dezembro pelo Ministério da Cultura, que deflagrou o debate sobre a formação das Câmaras Setoriais de Artes (entre elas a de música), e teve mais de 100 participantes. A discussão evoluiu com a formação de grupos de trabalho para assuntos específicos. As 3 videoconferências permitiram aos músicos gaúchos trocar idéias com colegas de 16 estados brasileiros.

(F. G.)

***

Música gaúcha para Iemanjá

No nosso Mistura e Manda especial sobre Iemanjá, todas as músicas citadas sobre o 2 de fevereiro remetiam à festa baiana. Esta semana, recebemos importante mensagem dando conta de uma música sobre a festa gaúcha:

"Oi Fabio.

Para o assunto das festas: no meu recente cd Boa-Maré (2003), tem o samba "Rainha dos Navegantes" (Raul Ellwanger), falando da festa em Porto Alegre, com arranjo de Cristóvão Bastos e participação de Nelson Coelho de Castro.

Um abraço,

Raul Ellwanger".

Copyright © 2005. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais.