Brasileirinho - PrincipalMisture e Mande

Arquivo

Mistura e Manda

Nº 95 - 4/4/2005

Novidades no Brasileirinho

Desde sexta, 1, estamos com um novo serviço no Brasileirinho: a caixa de pesquisas do Google! À sua inteira disposição para pesquisas em nossas páginas (como a anterior) ou em qualquer site da internet.

(Fabio Gomes)

***

Recomendação do Goethe-Verlag

Nem todos os banners incluídos recentemente no Brasileirinho são de anúncios do Google. Em nossa página de Links há um que retribui uma distinção especialíssima que recebemos do Goethe-Verlag.

O famoso instituto alemão elaborou uma página para auxiliar estudantes de 24 idiomas. Para cada língua, ao lado de testes de vocabulário e de uma relação de escolas, foi incluído um link para sites com letras de músicas naquele idioma. Pois bem: em relação à língua portuguesa, o único site apontado foi o Brasileirinho!!!

Confira em www.goethe-verlag.com/tests/index.htm. O link que nos aponta é "Versos e notas", perto da bandeira de Portugal (o 3º tópico da coluna da direita).

(F. G.)

***

Plenária do Fórum de Música do RS dia 5

Nova plenária do Fórum Permanente de Música do Rio Grande do Sul acontece na terça, 5, na Sala Álvaro Moreyra (Av. Érico Veríssimo, 307), a partir das 18h30. Em pauta, os relatos dos Grupos de Trabalho; propostas para o Encontro Nacional e para a Câmara Setorial, incluindo posição sobre a reforma sindical, com exposição de representante do Sindimusrs; escolha dos dois delegados representantes do Fórum RS no Encontro Nacional; e assuntos gerais.

A Coordenação do Fórum destaca a necessidade de organização e mobilização para a formação da Câmara Setorial convocada pelo Ministério da Cultura.

(F. G.)

***

João Paulo II e a música brasileira

João Paulo II foi um dos papas de mais longo pontificado (26 anos e meio, de outubro de 1978 até seu falecimento, no sábado, 2) e, sem dúvida, um dos mais queridos pelo povo católico - além de respeitadíssimo pelas outras religiões. Esteve três vezes oficialmente no Brasil (junho-julho de 1980, outubro de 1991 e outubro de 1997), além de uma rápida passagem em 1982. O papa havia ido à Argentina interceder pelo fim da Guerra das Malvinas e fez uma escala aqui.

Na última viagem oficial, em 1997, em que o Sumo Pontífice esteve apenas no Rio de Janeiro, é que se registraram as mais significativas homenagens musicais a ele. Na noite de 4 de outubro, no Maracanã, Fafá de Belém cantou "Ave-Maria" (Vicente Paiva - Jayme Redondo), que Dalva de Oliveira lançara em 1950. Depois de cantar, Fafá, visivelmente emocionada, correu ao trono papal e abraçou João Paulo II. O CD com sua interpretação já estava à venda no dia seguinte, numa mostra de impressionante agilidade industrial.

No dia seguinte, no aterro do Flamengo, Roberto Carlos cantou “Nossa Senhora” e “Jesus Cristo” acompanhado pela Orquestra Sinfônica Brasileira. O público foi estimado em cerca de 2 milhões de pessoas. Roberto também fez questão de se aproximar do papa. Ao lado da esposa Maria Rita, foi cumprimentá-lo, ajoelhando-se e beijando sua mão. João Paulo II deu-lhe um terço de pérolas negras (três anos mais tarde, no enterro de Maria Rita, Roberto pediu para o caixão ser aberto e colocou este terço sobre o corpo da esposa). Na primeira viagem de seu pontificado, João Paulo II já tivera oportunidade de ouvir outra música de Roberto Carlos numa homenagem pública: em janeiro de 1979, foi recebido no México por um coro de crianças cantando “Amigo”.

(F. G.)

Copyright © 2005. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais.