Brasileirinho - PrincipalMisture e Mande

Arquivo

Mistura e Manda

Nº 99 - 2/5/2005

Novidades no Brasileirinho

Entrou no ar na terça, 25, o artigo Dia Nacional do Choro 2005, falando das comemorações da data em Porto Alegre, comandadas por Moysés Lopes (Camerata Brasileira) e cujo grande homenageado foi Plauto Cruz.

***

Festa do Divino é no Espaço Cachuera!

Começaram no domingo, 1, as comemorações da Festa do Divino Espírito Santo 2005 promovidas pela Associação Cultural Cachuera! (São Paulo), juntamente com as Caixeiras do Divino da Casa Fanti-Ashanti - MA (Família Menezes). O mastro foi buscado na Rua Manoel Gonçalves Foz (Perdizes) por um cortejo que saiu do Espaço Cachuera! às 11h e retornou perto das 12h. Após o almoço para os impérios, caixeiras e convidados, à tarde estava prevista a apresentação dos grupos convidados, seguindo-se o levantamento do mastro às 18h e o Tambor de Criola às 19h. Lembrando, o Espaço Cachuera! fica na Rua Monte Alegre, 1094, Perdizes (fone 11-3872-8113). Todos os eventos são grátis. Os organizadores solicitam que, na medida do possível, os participantes dos festejos do Divino evitem usar roupas pretas.

A coroa será buscada no sábado, 7. Novo cortejo sai do Cachuera! para a Capela São Judas Tadeu (Universidade Anhembi Morumbi)(Campus Vila Olímpia - Rua Casa do Ator, 275).

O domingo, 8, inicia com alvorada no salão do Espaço Cachuera!, às 6h. Às 10h30, missa na Igreja de Nossa Sra. do Rosário dos Homens Pretos (Largo do Paissandu, s/n º, Centro). Um cortejo sai às 12h da Rua Ministro Godói (Perdizes), na altura do Parque da Água Branca, dirigindo-se ao Espaço Cachuera!, para acompanhar a ladainha (13h), almoçar (13h30), participar da alvorada ao pé do mastro (18h), jantar (19h), ouvir novamente a ladainha (20h). No domingo, a festa encerra às 22h.

O mastro será derrubado na segunda, 9, às 19h, ao som de ladainhas. Após a marcha de Tambor de Criola (20h), os bolos serão cortados e servidos às 21h, assinalando a entrega dos cargos e posse dos novos Impérios. A tribuna fecha às 22h.

Terça, 10, é o dia do Bambaê no Espaço Cachuera!, das 20h às 23h, quando então encerram os festejos do Divino 2005.

(Fabio Gomes)

***

Paisagem Sonora

O site Paisana foi lançado na quinta, 28, pelo Departamento de Desenho da Escola de Belas Artes da UFMG (Belo Horizonte). A proposta da coordenadora, profª Mabe Bethonico, foi fazer uma espécie de livro virtual, com desenhos, fotografias, intervenções, instalações, resenhas e experiências digitais e sonoras. Trata-se de um projeto fechado, que não receberá atualizações.

Destaco o trabalho Paisagem Sonora, em que Luisa Rabello partiu de processo de criação utilizado eventualmente por Heitor Villa-Lobos (o de compor a partir de fotografias de montanhas ou de grupos de edifícios, que gerou, por exemplo, "New York Skyline Melody", de 1944). Você pode ver as fotos da Serra do Curral em que Luisa se inspirou, acompanhar passo a passo as etapas da composição e ainda ouvir a música.

(F. G.)

***

Biblioteca na escola de samba

O boletim CBL Informa, elaborado pela Câmara Brasileira do Livro, informou em seu nº 380, distribuído na segunda, 25, a instalação da primeira biblioteca numa escola de samba de São Paulo. A inauguração ocorreu na terça, 26, na Rosas de Ouro. Leia a notícia completa no site da CBL.

(F. G.)

Copyright © 2005. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais.