Brasileirinho - Principal

Voltar ao Menu - Artigos

 

JULIANA SINIMBÚ E PIO LOBATO EM CLÁSSICO DE NOEL ROSA
Paraenses lançam single com fantástica releitura
de "Quando o Samba Acabou"

Por Fabio Gomes

 

Na manhã desta sexta-feira, 28 de maio de 2010, o blog Som do Norte lançou com exclusividade na internet o novo single do Massa Grossa, projeto que é definido por seu idealizador, o guitarrista paraense Pio Lobato, como "um ambiente livre para o exercício da criatividade". É exatamente isto que ouvimos na regravação de "Quando o Samba Acabou", originalmente lançado por Mário Reis em 1933, também em maio. O arranjo de Pio é ao mesmo tempo respeitoso com Noel (em dado momento o timbre do baixo remete a um violão de 7 cordas) e absolutamente contemporâneo - basta atentar para o vocalise final de Juliana, que canta muito à vontade, mantendo constantemente belo o diálogo com o instrumental, conforme destaquei na seção Música do Dia do blog.

JULIANA SINIMBÚ E MASSA GROSSA
" QUANDO O SAMBA ACABOU" (Noel Rosa)




Ficha técnica:
Pio Lobato - guitarra
Príamo Brandão - baixo
Vovô - bateria
Gravado no APCE Music Edition (Belém) - 2010
Download

O lançamento acontece agora, porém o convite de Pio a Juliana para ambos gravarem este samba já tem algum tempo - chegou a ser citado pela cantora na entrevista que fiz com ela em setembro passado. Na ocasião, o SESC-SP e a FGV-RJ tinham o projeto de produzir um CD, que se chamaria Noel Rosa Revisitado, em que artistas de diversos estados regravariam obras do compositor que já estejam em domínio público, tendo como posterior desdobramento um concurso de remixes destas novas produções; a revisita foi descartada no começo deste ano pelas entidades citadas - mas não pelos artistas paraenses, que felizmente levaram a ideia adiante.


Juliana em foto de Renato Reis

Este é o segundo single de Juliana Sinimbú que lançamos. O primeiro, em março do ano passado, foi a gravação de "Bem Musical", de Renato Torres e Maurício Panzera (respectivamente vocalista/guitarrista e baixista da banda Clepsidra), que ela fez especialmente para a Rádio Brasileirinho em dezembro de 2008, e com a qual presenteamos você - ela foi liberada hoje para download gratuito hoje por Renato Torres.

Renato é justamente o diretor musical do primeiro CD de Juliana, atualmente em fase de mixagem e com lançamento previsto para setembro. "Quando o Samba Acabou" não faz parte do disco, mas é um dos sambas confirmados no roteiro do show Artigo que Não se Imita - Juliana Sinimbú Canta Noel Rosa, idealizado pela cantora e por mim, com direção artística de Arthur Nogueira e arranjos e direção musical do Maestro Tynnôko Costa e direção geral minha, com estreia prevista para agosto em Belém, já antecipando o clima do Centenário de Noel, que o Brasil todo irá comemorar no próximo 11 de dezembro.

Agora que você já ouviu a nova versão de "Quando o Samba Acabou", conheça a gravação original, e em seguida escute "Bem Musical". Você poderá baixar tanto esta quanto a gravação de Mário Reis - o prazo de proteção legal ao fonograma expirou em 2004, e a composição passou ao domínio público em 2008.

Fabio Gomes - 28.05.10

MÁRIO REIS
" QUANDO O SAMBA ACABOU " (samba)(Noel Rosa)
com Orquestra Copacabana
Odeon 11.003-A (matriz: 4639)
Data da gravação: 11/4/1933
Lançamento: maio de 1933
Download




JULIANA SINIMBÚ
" BEM MUSICAL" (Renato Torres - Maurício Panzera)
com Banda Clepsidra
Data da gravação: 21/12/2008
Lançamento: março de 2009
Download

Copyright © 2010. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais