Brasileirinho - Principal

Voltar ao Menu - Artigos

 

PAGODE JAZZ SARDINHA'S CLUB

Por Tatiane Marchesan

 

Produzido por Eduardo Neves, Rodrigo Lessa e Xande Figueredo e lançado pela Rob Digital, Pagode Jazz Sardinha foi eleito meu disco da semana (e olha que até então eu estava ouvindo Chico Buarque!). Para quem gosta de enquadrar CDs nesta ou naquela categoria, mesmo o tendo escutado a ponto de eleger preferidas, continuo sem definição clara do gênero em que se enquadra este CD. Se tivéssemos uma classificação "música boa" certamente seria a deles. O Pagode Jazz Sardinha's Club faz um passeio demorado entre o jazz e o choro que origina algo que eu classificaria como jazz típico brasileiro, pois ainda conta com descansos na praia do samba.

No repertório versões instrumentais e inusitadas de "Não Sou Mais Disso" (Jorge Aragão - Zeca Pagodinho), "Faixa Amarela" (Jessé Pai - Luiz Carlos - Beto Gago - Zeca Pagodinho) e "Feijão da Dona Neném" (Arlindo Cruz - Zeca Pagodinho), todas gravadas por Zeca Pagodinho, figura que, além das composições, também contribui no disco com voz em um dos seus pontos altos: o samba com sopros de gafieira "Pagode Jazz Sardinhas Club" (Eduardo Neves - Rodrigo Lessa - Mauro Aguiar). Faixa que vem comedida, alternando momentos de plena batucada com incursões de soul music. Tudo na medida exata para este trabalho. Esta é a única música cantada, nas outras 13 composições quem faz este papel é ora o trombone, ora a flauta e em outras o sax. Neste quesito o destaque vai para minha preferida do conjunto, talvez por influência do que eu ando escutando: a versão de "Joana Francesa" (Chico Buarque) chega, para mim neste momento, se igualando ao original (para ser prudente...). Cantada por flauta, sax tenor e trombone a música, que já é bela, dispensou qualquer letra para se tornar um conjunto perfeito, sem frescuras, fazendo do menos o mais, sutil.

Outros grandes destaques são os choros "O Dia em que Ela Chegou" (Roberto Marques - Eduardo Neves) e "Choro Transgênico" (Eduardo Neves - Rodrigo Lessa). O melhor a se dizer disso tudo é que este é um prato a ser saboreado lentamente em dias de Sol ameno.... É o que pretendo fazer.

Pagode Jazz Sardinha' Club

Gravadora: Rob Digital

Produzido por: Pagode Jazz Sardinha's Club e Mug Martins

Produção Artística: Eduardo Neves, Rodrigo Lessa e Xande Figueiredo

Músicos:

Edson Menezes: baixo

Xande Figueiredo: bateria

Marcos Esguleba: percussão

Bernardo Bosisio: violão

Eduardo Neves: flauta e sax

Rodrigo Lessa: bandolim, bandarra violão

Roberto Marques: trombone

Copyright © 2004. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais