Brasileirinho - Principal

Voltar ao Menu - Artigos

 

BONECA DA MATA EXIBE O MANUAL DA BOA MÚSICA

Por Aline Machado

 

Quem não conhece a mato-grossense Vanessa da Mata não sabe o que está perdendo. Essa boneca de 30 anos tem a voz e o manual para conquistar fãs por todo Brasil. No dia 6 de setembro de 2005 ela passou, com um gosto de "quero mais", pelo 8º Festival de Música de Itajaí (Santa Catarina). O público que lotou o Teatro Municipal de Itajaí presenciou um grande espetáculo dessa nova voz da MPB.

Vanessa surge da escuridão de saia branca comprida, blusa da mesma cor e umbigo à mostra, exibindo boa forma de fazer babar qualquer homem ali presente. Cantando: "Vem que eu sei que você tem vontade que eu sei que você tem saudades de mim" dirigiu-se até o proscênio calçando sapatilhas, que até o final dessa música já estavam fora de seus pés. A artista se apresentou descalça. Ela não nega suas origens, cantou: "Eu Sou Neguinha?" e não faz "joãozinho" (mais conhecido no Sul como "touca") no cabelo, uma técnica para alisar cabelos ondulados. É de se perguntar se seus cabelos "são de nuvem ou bombril?", como ela canta na música que dá título a seu segundo CD, Essa Boneca Tem Manual, lançado em 2004.

Vanessa fez o público suspirar "ai ai ai", esbanjando sensualidade em "História de uma Gata" que não é mais a mesma depois de sua interpretação. "Ainda Bem" é uma canção de amor, sorte a nossa de ouvi-la na sua voz doce e melodiosa. As pessoas souberam muito bem para "Onde ir" ao ouvir a "Música", os gestos e rodopios da cantora. Ela tem uma incrível presença de palco. Seu corpo é um instrumento a mais na sua banda, composta por quatro músicos de diferentes regiões do país: tem paulista, carioca, gaúcho e cearense. Eles souberam como ninguém misturar o som da sanfona, bateria, samplers, teclado, pandeiro e baixo. É um som que nos leva a uma "Viagem" à boa música e a um jardim florido. O que não faltou no cenário e no visual foram flores - ela mesma se definiu "sou bem florzinha". Os itajaienses se renderam ao talento dessa grande "florzinha" da MPB, que finalizou a apresentação com uma versão dançante de seu maior sucesso, a música "Não me Deixe Só".

(N. R.: As músicas citadas são todas de autoria de Vanessa, com exceção de "Eu Sou Neguinha?", de Caetano Veloso, e "História de uma Gata", versão de Chico Buarque para canção de Luiz Enriquez e Sergio Bardotti, do musical infantil Os Saltimbancos).

Copyright © 2005. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais