Brasileirinho - Principal

 

DIÁRIO MINEIRO

Por Fabio Gomes

 

Belo Horizonte, 3 de setembro de 2003 - O Intercom começa hoje, alguns eventos já estão rolando desde ontem aqui na capital mineira. Um dos núcleos de pesquisa do Intercom vai trabalhar com a folkcomunicação, nome estranho para algo simples: a comunicação a partir da cultura popular. Numa das mesas, Cândida Rosa Ferreira Costa e Regina Glória Andrade, ambas da UFRJ, vão falar sobre Carnaval, Samba e Comunicação no Morro da Mangueira. E eu vou estar lá, uai!

Belo Horizonte, 4 de setembro de 2003 - A coisa quase pegou fogo hoje, na mesa Ética e Novas Mídias, em que Marcelo Coutinho levantou o tema de pirataria na internet - sim, porque ele considera como tal o simples fato de alguém baixar uma música. Na fase de perguntas, comentei (por escrito) que, se alguém baixa, é porque outro alguém colocou a canção na internet em condições de ser baixada. Coutinho manteve sua posição, confessando depois que também baixa música. Muniz Sodré defendeu os internautas, afirmando que "A CULTURA FERMENTA NO CAOS". A galera mineira ficou agitada. Voltaremos ao assunto!

Belo Horizonte, 5 de setembro de 2003 - Simplesmente mararavilhosa foi a exposição da pesquisa Carnaval, Samba e Comunicação no Morro da Mangueira, apresentada por Cândida Rosa Ferreira Costa (da UFRJ), no Núcleo de Pesquisa de Folkcomunicação. Outras exposições foram igualmente brilhantes, como a da estudante Cerize Ferrari sobre os pregões dos camelôs de Recife. Voltaremos a esses assuntos, assim como estaremos detalhando outros a partir da próxima semana. Até lá, sô!

Copyright © 2003. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais