Brasileirinho - PrincipalVoltar ao Menu

ELOÍNA, A MUSA DE "ALGUÉM ME DISSE"

Por Fabio Gomes

 

A eterna vedete fala das músicas nascidas de seu namoro com Evaldo Gouveia

Entrevista realizada em Porto Alegre, em 15 de janeiro de 2004

ELOÍNA - Nas décadas de 1930 e 1940, os grandes sucessos musicais eram lançados no teatro de revista. Grandes cantores como Sílvio Caldas e Francisco Alves lançavam seus discos de 78 rotações no teatro de revista.

FABIO GOMES - Na peça Tem Areia no Biquíni (1956), trabalhaste com o Moreira da Silva...

E - Trabalhei com o Moreira e trabalhei com o Evaldo Gouveia, também, do Trio Nagô. Era Evaldo Gouveia, Epaminondas (de Souza) e o Mário (Alves). O Mário já morreu, Epaminondas não sei o que tá fazendo, mas o Evaldo ainda falei com ele um mês atrás.

F - É, ele tá lançando um CD.

E - É. E aí o Renato Mendonça (jornalista de Zero Hora) esteve conversando comigo e esteve (também) conversando com ele, e aí ele (Evaldo) mandou o telefone dele pra mim ligar, "Diz pra ela me ligar", e tal. Aí eu expliquei: "É porque o Evaldo Gouveia fez duas músicas pra mim: 'Deixe que Ela se Vá' e 'Alguém me Disse'". A gente teve um namoro, sabe?, não foi tumultuado, mas o desfecho foi tumultuado, porque eu era muito nova, mocinha ainda, e tinha chegado de São Paulo. Eu tinha feito umas temporadas em São Paulo e tava meio deslocada no Rio, na casa de uma amiga e tal, e ele: "Não, vem morar na minha casa, e tal, tenho um apartamento grande no Flamengo". E eu fui, e acabei, claro, tendo um romance com ele. Ele me fechava dentro de casa e levava a chave. Só que ele morava no 2º andar e tinha uma sacada. E eu um dia cansei de estar presa, fechada a chave e atirei minha mala lá por cima e saí lá por cima mesmo. E fui-me embora. Então ele fez a música "Deixe que Ela se Vá" (parceria com Gilberto Ferraz, 1957, gravada por Nelson Gonçalves). Porque ele disse que todo mundo perguntava: "Onde é que tá a Eloína?" e ele: "Ah, a Eloína, deixe que ela se vá!". E aí ele fez depois "Alguém me Disse", porque ele diz que todo mundo chegava pra ele: "Ah, ela tá com Fulano", "Ela tá com não sei quem", aí ele fez "Alguém me Disse" (parceria com Jair Amorim).

F - E é um clássico!

E - É um clássico.

F - Foi lançado pelo Anísio Silva (em 1960). Depois teve gravação de Altemar Dutra, Gal Costa...

E - Lançado pelo Anísio Silva. Interessante que é um nome de cantor que poucas pessoas lembram. E ele era extremamente modesto e era uma pessoa, não digo humilde, mas uma pessoa bem retraída, ele tinha aquele jeitão dele de cantar, mas ele era fantástico.

F - Eu o vi numa chanchada, e ele estava no mesmo nível dos outros cantores.

E - Sempre esteve. Sempre foi grande cantor.

F - A gente pega algumas críticas... Se alguém chega a falar do Anísio hoje, é pra falar mal. O Anísio Silva não é considerado um...

E - Primeira linha.

F - É.

E - Não é exatamente por isso que eu te falei, não pela voz. É que ele era extremamente retraído. Ele não tinha aquela penetração que tinham os outros cantores, aquela popularidade. Embora ele cantasse música popular, ele não era tão popular.

F - Ele ficava mais na dele.

E - Mais na dele, ele ficava mais afastado, ele era mesmo uma pessoa retraída.

Copyright © 2004. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais