Brasileirinho - Principal

Voltar ao Menu

 







VISITA DE MARÍA PAZ AO COLÉGIO JANNUZZI

Na segunda-feira, 17 de março de 2008, a professora chilena María Paz Mera Lemp esteve visitando o Colégio Estadual Vicente Jannuzzi (Rio de Janeiro), conhecendo de perto o Projeto Brasileirinho. Desde 2007, María Paz vem trabalhando conteúdos do Projeto no Chile. Vânia destaca que "a singularidade do trabalho de María reside no fato de que ela o faz com crianças especiais, às quais ela está ensinando a musicalidade e a cultura brasileiras". (Leia mais sobre a colaboração entre as duas professoras clicando aqui).

Durante a visita, Vânia fez uma pequena amostra de como se pode utilizar a música como recurso pedagógico e feedback dos conteúdos curriculares, associando a filosofia de Platão, de base órfico-pitagórica, com a música "Carolina" de Chico Buarque. Sob a perspectiva do platonismo, o eu-lírico da canção convida o ouvinte a sair da aparência (a janela) e conhecer a essência (a nova realidade superior).

Nesta estada no Brasil, María Paz assistiu ao show de Maria Bethânia e Omara Portuondo no Canecão - saiba mais clicando aqui.