Brasileirinho - PrincipalVoltar ao Menu

BARRA - O GLOBO - 10 DE JANEIRO DE 2008 | 23

Divulgação/Vânia Corrêa Pinto

Vicente Januzzi ganha prêmio

Colégio estadual da Barra é a única instituição do Rio a conquistar o Prêmio Cultura Viva, do governo federal

Por Emanuel Alencar
[email protected]

  • Depois de dois anos de dedicação, a recompensa. Uma iniciativa da professora de filosofia Vânia Corrêa Pinto, do Colégio Estadual Vicente Januzzi, na Barra, ganhou no final de dezembro o Prêmio Cultura Viva 2007, do Ministério da Cultura. Desde 2005, ela desenvolve com seus alunos do ensino médio o projeto "Brasileirinho - Os tons da aquarela cultural de nosso país", baseado em CD da cantora Maria Bethânia.
    ALUNOS DO Colégio Vicente Januzzi em apresentação
    do projeto "Brasileirinho": valorização da cultura nacional


    A iniciativa ficou com a terceira colocação nacional na categoria Escola Pública de Ensino Médio, figurando entre os 18 selecionados dos 2.693 projetos inscritos ao prêmio em todo o Brasil.

    - Nosso objetivo era fazer com que os alunos tivessem mais conhecimento da cultura popular brasileira. A receptividade deles foi excelente - comenta Vânia. - O prêmio é um grande incentivo e o projeto vai continuar este ano.

    NR: A foto registra o momento em que o aluno Leonam Marques ensaiava para apresentar as "Bachianas Brasileiras nº5" (Heitor Villa-Lobos) ao cavaquinho, no Sarau realizado no Bosque da Barra em 4 de setembro de 2007.

    Copyright © 2008. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais