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PROJETO BRASILEIRINHO:
OS TONS DA AQUARELA CULTURAL DE NOSSO PAÍS

Por Vânia Corrêa Pinto


O Projeto Brasileirinho - Os Tons da Aquarela Cultural de nosso País foi uma iniciativa da professora de Filosofia Vânia Corrêa Pinto, desenvolvido no segundo semestre de 2005 com seus alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Vicente Jannuzzi (Av. das Américas, 6120, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro). Leia o texto da professora contando a proposta que tinha em mente e os objetivos alcançados.

Justificativa

Este projeto é um convite ao descobrimento do Brasil multicultural. "Brasileirinho: Os tons da aquarela cultural de nosso país" convida o aluno a investigar a identidade cultural de nosso povo. Faz duas indagações importantes: quem é o brasileiro? Em que consiste a sua chamada "brasilidade"?

O motivo principal para realização desse trabalho surge a partir do momento em que se observa no dia-a-dia do aluno um desconhecimento sobre as raízes populares de nossa cultura, principalmente no que diz respeito ao conhecimento da música popular brasileira. Os meios de comunicação, com o estabelecimento de uma indústria cultural de massa, muitas vezes transformam nossos alunos em um enorme mercado potencial de consumidores, atraídos pelos produtos oferecidos, sem terem chance de uma opção, de uma escolha.

Este projeto vem atender às necessidades de se trabalhar as disciplinas Filosofia e Sociologia de uma maneira mais prática e dinâmica na escola. Ambas matérias muitas vezes são enfocadas de uma maneira livresca e conteudista, distante do mundo real dos alunos. Acredito que a sala de aula deva ser o espaço por excelência do pluralismo e da diversidade. Visando alcançar tais objetivos, foram selecionados conteúdos que mostraram os inúmeros tons da aquarela cultural do Brasil; mostraram também um Brasil em vários perfis de "Brasis".

A estratégia para o desenvolvimento do projeto terá como ponto de partida e direcionamento a análise do CD Brasileirinho, lançado pela cantora Maria Bethânia em 2003, CD este que conta a trajetória cultural do Brasil desde o descobrimento até os dias atuais.

Através do contato do aluno com um universo pouco conhecido, se fará possível a construção de novos conceitos, conhecimentos e idéias; o aluno terá a chance também de refletir sobre sua própria identidade cultural. Os temas sugeridos nas músicas do CD levarão os alunos a um universo de possibilidades para o conhecimento da cultura de seu país.

Objetivos

- Conhecer as diversidades culturais brasileiras, respeitando-as como resultantes de um processo histórico.

- Compreender a si mesmo como resultado da sociedade cultural a que pertence.

- Identificar elementos culturais que constituem o chamado sincretismo religioso brasileiro.

- Discutir sobre a identidade cultural do brasileiro.

- Pesquisar sobre as raízes populares da cultural brasileira.

- Reconhecer a presença da cultura indígena, africana e européia na formação da identidade nacional brasileira.

- Perceber a grande contribuição da música popular brasileira no âmbito da difusão da cultura nacional.

- Elaborar conceitos e idéias sobre a "brasilidade do nosso povo" a partir dos elementos oferecidos na obra Brasileirinho.

Conteúdos Curriculares

Os conteúdos curriculares seguiram os temas sugeridos em cada música no CD:

"Salve as Folhas" (Gerônimo - Ildásio Tavares): poema "O Descobrimento", de Mário de Andrade; aculturação - contato e mudança cultural - análise do encontro entre a cultura indígena, européia e africana; Aroni - sua influência no folclore brasileiro, a questão da religiosidade, do misticismo brasileiro, e importância das folhas no mecanismo biológico da vida; vida do seringueiro no Brasil - presente e passado.
Veja vídeo de trabalho dos alunos sobre esta música clicando aqui.
Veja Maria Bethânia conversando com a profª Vânia e os alunos sobre sincretismo religioso clicando aqui.

"Yayá Massemba" (Roberto Mendes - Capinam): poema "Navio Negreiro", de Castro Alves; escravismo no Brasil; Cultura Africana: Calunga, Luanda (tradições religiosas, festas populares), Semba/Samba, Yayá Massemba.
Veja Maria Bethânia conversando com a profª Vânia e os alunos sobre esta música clicando aqui.

"Capitão do Mato" (Paulo César Pinheiro - Vicente Barreto): Mutalambô - cultura africana; papel do Capitão do Mato

"Cabocla Jurema" (domínio público. Adaptação: Rosinha de Valença): batuque amazônico; lenda da Cabocla Jurema.
Veja o seminário clicando aqui.
Leia poemas das alunas sobre a Cabocla Jurema clicando aqui.
Veja vídeo de trabalho dos alunos sobre esta música clicando aqui.

"Santo Antônio" (J. Velloso): Santo Antônio - história, denominação de santo casamenteiro, festas dedicadas ao santo, músicas, danças e novenas; poema "O poeta come amendoim", de Mário de Andrade.
Veja o seminário clicando aqui.
Veja vídeo de trabalho dos alunos sobre esta música clicando aqui.
Veja a peça "Casamento com Fé", que os alunos encenaram baseados na tradição do santo casamenteiro, clicando aqui.

"Padroeiro do Brasil" (Ary Monteiro - Irany de Oliveira): São Jorge - história, denominação de padroeiro do Brasil, festas, músicas, danças e novenas dedicadas ao santo.
Veja o seminário clicando aqui.

"São João Xangô Menino" (Caetano Veloso - Gilberto Gil): São João - história, festas de São João de Campina Grande, Paraíba; Xangô - vertente oriunda das etnias africanas
Veja o seminário clicando aqui.
Veja vídeo de trabalho dos alunos sobre esta música clicando aqui.

"Cigarro de Palha" (Armando Cavalcanti - Klecius Caldas): obras Barra da Vaca e Rosiana, de João Guimarães Rosa; Sertão Mineiro - vida do camponês e do boiadeiro no contexto do folclore de Minas Gerais; linguagem do Sertão.
Veja Maria Bethânia conversando com a profª Vânia e os alunos sobre Guimarães Rosa clicando aqui.

"Sussuarana" (Heckel Tavares - Luiz Peixoto): diferentes obras que tratam o tema "Amor Proibido"; o Sertanejo. Veja o seminário clicando aqui.
Veja vídeo de trabalho dos alunos sobre esta música clicando aqui.

"Senhor da Floresta" (René Bittencourt - Augusto Calheiros): Cultura Indígena (Tupi, Tupã, modo de vida, costumes, religiosidades, legado cultural).
Veja vídeo de trabalho dos alunos sobre esta música clicando aqui.

"Purificar o Subaé" (Caetano Veloso): poluição do Rio Subaé na Bahia; Recôncavo Baiano; Janaína - cantigas e sua relação com Rio Subaé.
Veja o seminário clicando aqui.
Veja Maria Bethânia conversando com a profª Vânia e os alunos sobre esta música clicando aqui.

"Melodia Sentimental" (Heitor Villa-Lobos - Dora Vasconcelos): Villa Lobos (vida e obra: "Melodia Sentimental", "Bachianas Brasileiras nº 5", "O Trenzinho do Caipira"); poema "Pátria Minha", de Vinicius de Moraes.
Veja vídeo de trabalho dos alunos sobre esta música clicando aqui.
Veja Maria Bethânia conversando com a profª Vânia e os alunos sobre esta música clicando aqui.

Metodologia

1º Passo - 1/8/2005

Com 12 turmas diferentes de 1ª e 3ª séries do Ensino Médio, a professora separou 12 músicas do CD Brasileirinho lançado pela cantora Maria Bethânia em 2003. Cada turma ficou responsável em trabalhar os temas sugeridos pela música que lhe foi designada.

2º Passo - 3 a 9/8

Os alunos ouviram a música na sala de aula e fizeram a interpretação da letra (cada turma recebeu uma cópia digitada da letra). A professora explorou todos os temas sugeridos pela música e formou também os grupos de trabalho.

3º Passo - 10 a 16/8

Os alunos assistiram o DVD Brasileirinho (lançado em 2004) no auditório com o objetivo de ampliar o universo de interpretação da música. A professora chamou atenção para os tipos de linguagem contidos no vídeo - como expressão corporal, gesto, cenário, etc.

4º Passo - 17 a 23/8

Os alunos fizeram várias pesquisas utilizando a sala interativa de informática da escola. Através do acesso à internet, os alunos complementaram suas pesquisas sobre os temas e puderam discutir uma forma criativa de abordagem do trabalho.

5º Passo - 24/8 a 6/9

Nesse período os alunos se reuniram em sala de aula, na biblioteca e até mesmo em casa para organizar a apresentação dos trabalhos. O andamento das atividades foi acompanhado pela professora que orientou os grupos nos horários das aulas.
Veja fotos de momentos de trabalho dos alunos clicando aqui.

6º Passo - 8 a 14/9

Apresentação dos trabalhos - cada grupo, em seu horário de aula, apresentou diferentes trabalhos de acordo com o tema da música. Os melhores trabalhos de cada turma foram selecionados para a culminância do projeto marcada para o dia 21/9.

7º Passo - 21/9

Culminância do Projeto - a culminância do projeto aconteceu no auditório da escola no horário de 12h30 às 16h30. Nesse dia, houve a reapresentação dos melhores trabalhos das turmas envolvidas no projeto. Na platéia estavam presentes alunos de outras turmas, professores e direção da escola. Tivemos vários tipos de trabalhos como teatro, músicas, painéis, jograis, maquetes, marionetes etc.

8º Passo - 28/9

Encontro com Maria Bethânia - antes de executar o projeto na escola, a professora Vânia entrou em contato com a produção da cantora Maria Bethânia e contou tudo o que estava acontecendo na escola, enviando uma síntese do projeto por e-mail. A cantora imediatamente retornou e se mostrou interessada em conhecer de perto a escola, os alunos e os trabalhos desenvolvidos. Após vários contatos, neste dia, às 11h, alunos representando as turmas do C.E. Vicente Jannuzzi, foram recebidos no estúdio da Gravadora Biscoito Fino, no bairro Humaitá (Rio de Janeiro), para um encontro com Bethânia. Nesse encontro eles levaram todas as perguntas que surgiram durante o trabalho e que poderiam ser respondidas pela cantora. Maria Bethânia foi muito generosa e amável com os alunos; respondeu todas as perguntas. Foi um momento de muita emoção e alegria. O encontro se transformou num seminário sobre cultura brasileira e os alunos puderam ver de perto a importância do trabalho de uma artista da MPB para preservação e divulgação da cultura nacional.
Veja as fotos do encontro clicando aqui.

Avaliação

A avaliação do projeto foi muito positiva, uma vez que os objetivos propostos foram alcançados. Durante todo andamento dos trabalhos, os alunos travaram um profundo diálogo filosófico com as músicas, refletindo sobre sua identidade cultural e sobre as raízes populares da cultura brasileira. Para isso, utilizaram-se de vários mecanismos: teatro, música, jograis, maquetes, painéis etc. As músicas do CD foram facilmente assimiladas. Ao final do projeto, os alunos cantavam, dançavam e mostravam uma identificação com o repertório e com a cantora. A professora pôde constatar como é produtivo abordar a filosofia e sociologia de uma forma mais criativa e dinâmica. No encontro com a cantora Maria Bethânia, ela mesma avaliou positivamente o projeto, dizendo estar muito feliz em saber que sua obra chegou aonde realmente deveria chegar.

Atividades Extras

Durante o desenrolar do projeto, os alunos do grupo que trabalhava a música "Melodia Sentimental" tiveram a oportunidade de conhecer a Academia Brasileira de Letras para assistirem um concerto de obras de Villa-Lobos.
Veja foto da visita à Academia clicando aqui.

Outra turma também, a convite da Academia, participou de uma conferência com Ariano Suassuna sobre as raízes populares da cultura brasileira.

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