Brasileirinho - Principal

Voltar ao Menu

SARAU 2007 - DEPOIMENTO

Por Fabio Gomes

Como não pude comparecer ao evento Brasileirinho: Sarau de Filosofia e Poesia no Bosque, realizado pelo Colégio Estadual Vicente Jannuzzi (Rio de Janeiro) no bosque da Barra da Tijuca, na tarde de 4 de setembro de 2007, dentro da continuidade ao Projeto Brasileirinho - Os Tons da Aquarela Cultural de nosso País, enviei este texto, lido pela professora Vânia Corrêa Pinto, idealizadora do projeto.

Prezada Profª Vânia, alunos, professores e direção do Colégio Estadual Vicente Jannuzzi, pais e demais pessoas presentes, boa-tarde!

Enviar este texto foi o modo como encontrei para me fazer presente neste evento. Sendo um modo simples e eficiente, pode-se dizer que ele "tem a cara" do Projeto Brasileirinho. Projeto do qual tenho muito orgulho de ser parceiro, se bem que não desde seu início, mas ao menos a partir de quando dele tomei conhecimento. Isto ocorreu em 28 de novembro de 2006, quando a profª Vânia participou de uma edição especial do programa Sem Censura, da TVE, em homenagem a Maria Bethânia. Imediatamente entrei em contato com a professora, oferecendo um espaço para a divulgação de seu projeto em meu site, que, por coincidência, também tem o nome de Brasileirinho.

O diretório do Projeto Brasileirinho entrou no ar no site no dia 20 de dezembro do ano passado. Até o final de agosto, registraram-se 13.728 acessos ao material gerado pelos alunos do Vicente Jannuzzi - seminários, poemas, fotos. Os textos mais lidos são: o que descreve o projeto e os relativos à Cabocla Jurema (tanto os poemas quanto o seminário); também se destacam os seminários sobre os Santos de Devoção e sobre a música "Sussuarana". Os vídeos dos trabalhos da culminância de 2005 e da entrevista com Maria Bethânia, disponíveis no site YouTube desde 15 de março, já foram assistidos 6.848 vezes - só um dos vídeos, uma parte da entrevista com a cantora, foi visto por mais de 1.500 pessoas. Em média, neste período foram acessados diariamente 81 arquivos do Projeto Brasileirinho - ou seja, mais de 3 por hora. Um resultado bastante expressivo, se considerarmos que se tratam de trabalhos nascidos em sala de aula e cuja divulgação se dá praticamente apenas através do próprio site.

Para finalizar, quero corrigir algo que disse antes. Chamei de "coincidência" o site e o projeto terem o mesmo nome, mas, pensando melhor, não se pode atribuir ao mero acaso o fato de ambos, bem como o CD de Bethânia que inspirou a profª Vânia, terem metas semelhantes: a valorização das raízes da cultura brasileira, em todas as suas formas, e um profundo respeito ao povo que gerou essa cultura riquíssima. Parabéns à professora, a seus alunos e a todos que têm contribuído para tornar o Projeto Brasileirinho uma linda realidade!

Copyright © 2007. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais