Brasileirinho - Principal

Voltar ao Menu

SOLARATA VICENTINA

Por Vânia Corrêa Pinto

A primeira Solarata Vicentina aconteceu no dia 25 de abril de 2008. Levei os alunos de uma das minhas turmas do Colégio Estadual Vicente Jannuzzi (Rio de Janeiro) para o Bosque da Barra da Tijuca, que fica ao lado da escola. Chegando lá cada aluno escolheu um dos 40 livros de filosofia e poesia que selecionei especialmente para dar futuro suporte ao Projeto Brasileirinho.

Cada aluno teve 50 minutos para ler algumas passagens do livro, podendo escolher o lugar do bosque em que queria ficar. Uns ficaram à beira do lago, outros perto das árvores, outros na ponte, enfim, cada um escolheu um lugar acolhedor para um momento de leitura!

Depois desses 50 minutos a gente se encontrou no lugar que havia combinado, fazendo uma roda de leitura onde todos partilharam o que gostaram no livro. É um momento em que quem é mais tímido apenas cita e lê a parte que gostou. Depois disso vem a música (nesse dia o repertório escolhido pelos alunos foi Legião Urbana) - todos cantam e depois acontece um piquenique. Foi ótimo! Os alunos adoraram!

Outras turmas já estão agendadas no bosque para outras Solaratas Vicentinas.

Clique aqui para ver fotos da Solarata de 25 de abril.

Copyright © 2008. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Brasileirinho para fins comerciais